Busca avançada
Ano de início
Entree

Validação das áreas de avaliação familiar do ASI 6 (Adiction Severity Index versão 6) e do T-ASI (Teen Addiction Severity Index)

Processo: 05/60229-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2006
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2010
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Psiquiatria
Pesquisador responsável:Maria Lucia Oliveira de Souza Formigoni
Beneficiário:Laisa Marcorela Andreoli Sartes
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Estudos de validação   Família   Transtornos relacionados ao uso de substâncias
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Asi E T Asi | Diagnostico | Estudo De Validacao | Familia | Tratamento

Resumo

Faz-se necessário ter disponível, em nosso meio, instrumentos que possam ser utilizados com adultos e adolescentes, que sejam adequados para avaliar o uso de drogas e problemas associados em várias áreas, visando um planejamento adequado do tratamento, assim como acompanhamento da sua evolução e avaliação da sua efetividade. Este projeto dará continuidade ao desenvolvido como tese de Mestrado da candidata (FAPESP - processo 02/11919-0), no qual realizamos a validação da área "uso de substâncias" do T-ASI. Considerando-se a necessidade da validação das outras sub-escalas do instrumento e a escassez de um instrumento que avalie as relações familiares de dependentes de drogas, optamos pela validação da escala "avaliação familiar do T-ASI". Validaremos também a escala sociofamiliar do ASI-6 (versão para adultos), sendo esta parte do estudo parte de um projeto multicêntrico de validação, no qual outros centros validarão outras áreas. Serão entrevistados 120 adolescentes, entre 12 e 17 anos de idade, e 240 adultos (120 homens e 120 mulheres) com idade superior a 18 anos, todos em tratamento para dependência de álcool e/ou outras drogas. Durante a entrevista serão aplicados o ASI (adultos) ou o T-ASI (adolescentes), a FES (Family Environment Scale) e a seção de transtorno de estresse pós-traumático do MINI Plus (Mini International Neuropsychiatric Interview - para adultos). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)