Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise térmica de jato turbulento incidente sobre camada porosa

Processo: 06/53685-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2006
Vigência (Término): 02 de dezembro de 2007
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Fenômenos de Transportes
Pesquisador responsável:Marcelo Jose Santos de-Lemos
Beneficiário:Cleges Fischer
Instituição-sede: Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Ministério da Defesa (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Fenômenos de transporte   Transferência de calor   Simulação numérica   Modelagem computacional

Resumo

O objetivo deste trabalho é investigar o efeito da introdução de uma camada porosa na troca de calor ocasionada por um jato turbulento, o qual incidente sobre uma superfície a diferente temperatura. O uso de um ou mais jatos incidentes é técnica comumente empregada em inúmeros processos industriais como um eficiente mecanismo de aquecimento ou resfriamento da superfície. Na região de incidência, há um aumento do número de Nusselt (Nu) local e, dependendo da distância entre o jato e a superfície, um segundo pico deste parâmetro é observado. Estas variações na distribuição de Nu podem ser desejadas ou não, dependendo da aplicação específica que se está considerando. Portanto, o uso de um material permeável entre a superfície e o jato pode permitir um maior controle sobre a troca de calor local entre a superfície e o fluido incidente. Com base nesta motivação, este trabalho aplicará o modelo de turbulência macroscópica baseado na Teoria da Dupla decomposição, desenvolvida no ITA, na simulação do comportamento térmico de um jato turbulento incidente em uma superfície. As equações de transporte são discretizadas através do método do volume de controle e a solução numérica do sistema de equações algébricas é obtida pelo método SIMPLE. As simulações levarão em conta efeitos como a distância entre o bico e a camada porosa, a espessura desta camada e as propriedades do meio poroso, tais como a porosidade e permeabilidade do material. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FISCHER, Cleges. Análise térmica de jato turbulento incidente sobre camada porosa. 2008. 149 f. Dissertação de Mestrado - Brasil. Ministério da Defesa. Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA). Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) São José dos Campos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.