Busca avançada
Ano de início
Entree

Dialogos entre feminilidade e maternidade: um estudo sob o olhar da mitologia e da psicanalise.

Processo: 06/51346-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 2007
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Francisco Hashimoto
Beneficiário:Thassia Souza Emidio
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Psicanálise   Família   Mitologia   Literatura

Resumo

Este trabalho tem como objetivo compreender a relação da figura materna com seu filho homem e o que a vivência desta relação pode influenciar na vida do indivíduo. Pretendemos estudar, a partir do mito de Eros e Psique, e de outros mitos presentes em nossa cultura, a relação mãe-filho. Com um recorte sobre a mãe, procuraremos compreender qual o papel da mãe dentro desta relação, que sentimentos são esses que ligam a mãe e seu filho e que influenciam durante toda vida. E também que amor é esse que liga uma mãe com o seu filho homem que o impede de se relacionar com outras mulheres, ou que torna esses relacionamentos tão dificultosos. Temos também o objetivo de refletir sobre os fatores que estruturam e mantém essa relação. E entender o que sente uma mulher - a mãe - com a presença de uma outra mulher - mais nova - desempenhando papéis de esposa, namorada, amante, na vida de eu filho. Para o desenvolvimento deste trabalho utilizaremos o método psicanalítico. Partimos assim da Psicanálise enquanto fonte teórica para a construção do conhecimento em pesquisa qualitativa. Nesse sentido, é na própria-psicanálise - enquanto método de pesquisa - que buscamos os referenciais de construção do caminho metodológico a ser percorrido. Esperamos que as conclusões deste trabalho possam contribuir para o olhar clinico, para o desenvolvimento do estudo da psicanálise e para nossa formação como psicoterapeutas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
EMIDIO, Thassia Souza. Diálogos entre feminilidade e maternidade: um estudo sob o olhar da mitologia e da psicanálise. 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Letras. Assis Assis.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.