Busca avançada
Ano de início
Entree

Ictiofauna associada a Typha spp. (Angiospermae) em riachos

Processo: 05/03291-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 2006
Vigência (Término): 31 de março de 2008
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Zoologia Aplicada
Pesquisador responsável:Lilian Casatti
Beneficiário:Fabíola Carla da Rocha
Instituição-sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Macrófitas   Riachos   Peixes

Resumo

As plantas aquáticas são parte integrante dos ecossistemas aquáticos. Como conseqüências de transformações ambientais, pode ocorrer dominância de determinadas espécies, sendo que o gênero Typha destaca-se por representar um grupo bem sucedido de plantas daninhas em brejos e alagadiços. Durante um recente levantamento na região do Alto Rio Turvo no estado de São Paulo, realizado como parte dos objetivos do Auxílio à Pesquisa ao qual à presente proposta está vinculada, observamos grande ocorrência de riachos onde Typha spp. ocupa a maior parte do hábitat interno e adjacente. O presente projeto tem o objetivo geral de avaliar as possíveis razões e influências da expansão de Typha spp. para a ictiofauna na sub-bacia do Alto Rio Turvo, notadamente sobre ambientes de riachos, sendo que as seguintes perguntas específicas serão respondidas: (i) qual a área útil do espelho d’água em riachos que atualmente estão ocupados por Typha? (ii) há expansão em direção às áreas de proteção permanente; se há, qual a proporção? (iii) a expansão de Typha mostra correlação com a história de uso da terra? (iv) quais as influências da ocupação de Typha sobre a composição, estrutura e dieta da ictiofauna? Para responder tais perguntas serão gerados mapas de cobertura do solo, amostras de colunas de sedimentos e alguns aspectos da estrutura das ictiocenoses (composição, estrutura quantitativa e dieta) serão analisados.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA ROCHA, FABIOLA CARLA; CASATTI, LILIAN; CARVALHO, FERNANDO ROGERIO; DA SILVA, ALEXANDRE MARCO. Fish assemblages in stream stretches occupied by cattail (Typhaceae, Angiospermae) stands in Southeast Brazil. Neotropical Ichthyology, v. 7, n. 2, p. 241-250, APR-JUN 2009. Citações Web of Science: 11.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ROCHA, Fabíola Carla da. Ictiofauna associada à Typha angustifolia (Angiospermae) em riachos. 2008. 51 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista. Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas. São José do Rio Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.