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Concepções de estudantes do ensino fundamental sobre a natureza da matéria e suas transformações: a argila como tema de estudo

Processo: 06/52927-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2006
Vigência (Término): 30 de abril de 2008
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Dácio Rodney Hartwig
Beneficiário:Ariane Baffa Lourenço
Instituição-sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:98/14324-0 - Multidisciplinary Center for Development of Ceramic Materials, AP.CEPID
Assunto(s):Pesquisa quantitativa   Argilas   Softwares   Ensino de ciências   Mapas conceituais

Resumo

No presente projeto de pesquisa iremos investigar as concepções de estudantes do ensino fundamental sobre a natureza da matéria e suas transformações tendo como tema de estudo o material argila, o público alvo serão estudantes da oitava série da Escola Estadual Gabriel Félix do Amaral situada no município de São Carlos/SP, este projeto de pesquisa insere-se em um projeto maior que está sendo desenvolvido no laboratório de Crescimento de Cristais e Materiais Cerâmicos da Universidade de São Paulo, Campus de São Carlos. A abordagem a ser utilizada será a de uma pesquisa qualitativa e envolverá o desenvolvimento de atividades juntos aos alunos, na sala de aula, sobre as transformações que podem ocorrer no material argila, como por exemplo no processo de sinterização. O referencial teórico a ser utilizado tem como base a aprendizagem significativa de Ausubel. A avaliação do processo será feita através de entrevistas, formulários, acompanhamento das atividades e posterior transcrição e análise. Os estudantes irão confeccionar mapas conceituais utilizando o software IHMC Map Tools, disponibilizado na Internet. A avaliação do conjunto de cocnetios dos estudantes sobre as concepções relacionadas ao tema, será feita através da construção e explicação dos mapas cocentiuais pelos mesmos. (AU)