Busca avançada
Ano de início
Entree

Piridoxina em dietas para tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus)

Processo: 07/56424-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2008
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca - Aquicultura
Pesquisador responsável:Margarida Maria Barros
Beneficiário:Caroline Pelegrina Teixeira
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Oreochromis niloticus   Tilápia-do-Nilo   Estresse em animal   Hematologia veterinária

Resumo

Nos estudos I e II serão avaliados os efeitos de dietas práticas e purificadas, respectivamente, com diferentes níveis de vitamina B6 no desempenho produtivo e parâmetros hematológicos; e no estudo III serão avaliados os efeitos das dietas ao estímulo a quente por meio de parâmetros hematológicos. Serão utilizados 360 peixes (peso médio 5,0g). No estudo 1192 animais distribuídos em 32 tanques-rede de 200L e no estudo II 168 animais distribuídos em 28 aquários de 50L Serão avaliadas quatro práticas (estudo I) e quatro purificadas (estudo II), e quatro níveis de vitamina B6, constituindo os diferentes tratamentos, a saber Tratamento I (controle) = dieta ausente da suplementação de piridoxal HCI; tratamento II = dieta com 10mg/kg da dieta de piridoxal HCI; tratamento III = dieta com 20mg/kg da dieta de piridoxal HCI; tratamento IV = dieta com 30mg/kg da dieta de piridoxal HCI. Após 90 dias, um lote de peixes dos estudos I e II será submetido por três dias ao estímulo a quente (32,0°C), sendo este o estudo III. Nos estudos I e II será utilizado o delineamento inteiramente casualizado com: quatro tratamentos e oito repetições (estudo I) e sete repetições (estudo II) para o desempenho produtivo e oito repetições (estudo I) e sete repetições (estudo II) para o perfil hematológico; no estudo III será utilizado o delineamento inteiramente casualizado com oito tratamentos e seis repetições para o perfil hematológico. Os dados serão submetidos à análise de variância e em caso de diferenças (P<0,05) serão comparados pelo teste de Tukey. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TEIXEIRA, Caroline Pelegrina. Suplementação de vitamina B6 em dietas práticas e purificadas no desempenho produtivo e resposta hemática da Tilápia do Nilo submetida a estímulo térmico. 2009. 45 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia de Botucatu. Botucatu.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.