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O BBT-Br e avaliação da personalidade: um estudo de validação em adolescentes

Processo: 06/53232-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2006
Vigência (Término): 31 de agosto de 2008
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Fundamentos e Medidas da Psicologia
Pesquisador responsável:Sonia Regina Pasian
Beneficiário:Daniele Palomo Bordão Alves
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Avaliação psicológica   Orientação vocacional   Personalidade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Avaliacao | Bbt-Br | Interesses | Orientacao Vocacional | Personalidade | Validacao

Resumo

Para uma escolha satisfatória da profissão os fatores internos do indivíduo exercem reconhecida influência, existindo estreita relação entre traços de personalidade e interesses profissionais, aspectos ainda pouco investigados em nosso contexto sócio-cultural. Considerando esses elementos, este projeto busca investigar a relação entre interesses, inclinações profissionais e características de personalidade em adolescentes do ensino médio público, vivenciando o momento da escolha profissional. Almeja-se também evidenciar empiricamente a validade de um instrumento projetivo de clarificação profissional (BBT-Br), recorrendo a variáveis já consolidadas como informativas das características de personalidade, segundo instrumento objetivo de avaliação já adequado para nosso contexto sócio-cultural (Escalas de Personalidade Comrey - CPS). Para tanto, pretende-se avaliar 100 estudantes do terceiro ano do ensino médio de Ribeirão Preto (SP), de 16 a 18 anos de idade, igualmente distribuídos entre os sexos, por meio do Teste de Fotos de Profissões (BBT-Br) e das Escalas de Personalidade Comrey (CPS), aliados a um questionário de história de vida. A aplicação e a avaliação desses instrumentos psicológicos será feita segundo seus referenciais normativos para análise dos dados. Buscar-se-á resultados gerais do conjunto de adolescentes avaliados por meio do BBT-Br e pela CPS, contrapondo-os posteriormente a fim de se buscar eventuais índices de correlação entre características de personalidade e a inclinação profissional. (AU)

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