Busca avançada
Ano de início
Entree

Jogar e pensar em grupo: um estudo da dimensão afetiva em adolescentes

Processo: 06/52181-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2006
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Lino de Macedo
Beneficiário:Heloisa Helena Genovese de Oliveira Garcia
Instituição-sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Psicanálise   Construtivismo (educação)   Dinâmica de grupo   Jogo de regras   Adolescentes

Resumo

Este projeto de pesquisa objetiva investigar a dimensão afetiva em um grupo de adolescentes ao longo de um processo de oficina de jogos, sob duas perspectivas: individual (íntrapsíquica) e grupal (interpessoal). Ele se decompõe nos seguintes objetivos específicos: a) observar, descrever e analisar o percurso do grupo como um todo e de alguns adolescentes em particular em termos da sua dinâmica emocional e da relação entre esta dinâmica e as atividades propostas; b) inferir, através de indicadores, elementos constitutivos de “atitudes favoráveis e desfavoráveis à aprendizagem”, do ponto de vista individual e grupai; c) analisar os significados atribuídos por alguns adolescentes ao pensar, ao aprender e ao jogar, buscando articulá-los com contribuições teóricas do Construtivismo e da Psicanálise. No primeiro caso, teremos Jean Piaget como principal referência e o trabalho do Laboratório de Psicopedagoga da Universidade de São Paulo (LaPp), coordenado pelo Prof. Lino de Macedo, desde 1987. Quanto à Psicanálise, recorreremos a Wilfred R. Bion, especialmente às suas considerações sobre as experiências emocionais vividas por indivíduos em grupo e sua teoria sobre o desenvolvimento do pensar. A metodologia das oficinas de jogos da pesquisa seguirá os moldes das oficinas do LaPp que propõe uma leitura sobre os significados do jogo e uma intervenção nestes contextos coletivos, ambas norteadas por uma concepção construtivista e psicopedagógica de desenvolvimento e aprendizagem. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GARCIA, Heloisa Helena Genovese de Oliveira. Adolescentes em grupo: aprendendo a cooperar em oficina de jogos. 2010. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Psicologia São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.