Busca avançada
Ano de início
Entree

Métodos para análise de práticas de concorrência predatória em transporte aéreo

Processo: 06/53677-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2006
Vigência (Término): 31 de agosto de 2008
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Transportes - Planejamento de Transportes
Pesquisador responsável:Alessandro Vinícius Marques de Oliveira
Beneficiário:Natália dos Santos Ferreira
Instituição-sede: Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Ministério da Defesa (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:03/13078-6 - NECTAR - Núcleo de Estudos em Competição e Regulação do Transporte Aéreo, AP.JP
Assunto(s):Transporte aéreo   Concorrência   Predação

Resumo

O objetivo da presente Pesquisa é estudar as práticas de concorrência predatória verificadas no transporte aéreo nacional por meio da análise da conduta competitiva das companhias aéreas brasileiras, utilizando-se de modelagem teórica e estimação econométrica. Para tanto, será desenvolvida uma modelagem empírica de "parâmetro de conduta", utilizando-se a abordagem da New Empirical Industrial Organization, com dados coletados junto ao antigo órgão regulador, o Departamento de Aviação Civil - e já disponíveis para esta Pesquisa - para diversas ligações do segmento doméstico brasileiro. Estudos de caso das práticas concorrências das companhias aéreas incumbentes com relação a novas entrantes (e vice-versa) serão realizados por meio de modelagem teórica e econométrica. A presente Pesquisa de Mestrado será realizada dentro do NECTAR/ITA - Núcleo de Estudos em Competição e Regulação do Transporte Aéreo, do Instituto Tecnológico de Aeronáutica. O NECTAR conta com o apoio da Fapesp, no Programa "Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes", número 03/13078-6. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FERREIRA, Natália dos Santos. Guerras de preço no transporte aéreo: competição saudável ou predação? - aplicação de modelo de parâmetro de conduta competitiva. 2008. 143 f. Dissertação de Mestrado - Brasil. Ministério da Defesa. Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA). Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) São José dos Campos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.