Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da dinamica populacional e avaliacao de acoes para o controle das popul. de caes e gatos no bairro de vargem grande (zona especial de protecao e recuperacao do patrimonio ambiental, paisagistico e ...

Processo: 06/52686-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2006
Vigência (Término): 07 de abril de 2009
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Medicina Veterinária Preventiva
Pesquisador responsável:Fernando Ferreira
Beneficiário:Rita de Cassia Maria Garcia
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Políticas públicas   Promoção da saúde

Resumo

Devido ao descontrole das populações de cães e gatos, surgem problemas com a transmissão de zoonoses, danos às propriedades públicas e particulares, poluição sonora e ambiental e no difícil controle de agravos que esses animais possam produzir a seres humanos, outros animais e ao meio ambiente, necessitando da intervenção da comunidade, serviços públicos e demais setores da sociedade para a estabilização, ou controle das populações de cães e gatos. O planejamento envolve o conhecimento da percepção da comunidade e da dinâmica populacional, incluindo taxas de natalidade, mortalidade, fertilidade, migração, estrutura da população e demografia humana, e o desenvolvimento de estratégias de trabalhos participativos e intersetoriais para a promoção da responsabilidade social da comunidade pela saúde. Programas efetivos para o controle de populações de cães e gatos em outros países e que envolvem atividades educativas, controle da reprodução e registro e identificação dos cães e gatos, legislações pertinentes ao controle e propriedade responsável de animais de estimação, remoção e destino adequado de animais sem controle, têm sido aplicados em algumas cidades do Brasil mas a escassez de estudos sobre o processo e impacto dessas atividades impedem a sua expansão e inserção em políticas públicas de promoção à saúde. O presente trabalho objetiva estudar a relação entre a comunidade/animal e a dinâmica populacional e avaliar o impacto do controle reprodutivo e o programa sob a ótica da promoção à saúde. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GARCIA, RITA C. M.; AMAKU, MARCOS; BIONDO, ALEXANDER W.; FERREIRA, FERNANDO. Dog and cat population dynamics in an urban area: evaluation of a birth control strategy. Pesquisa Veterinária Brasileira, v. 38, n. 3, p. 511-518, MAR 2018. Citações Web of Science: 1.
RITA C.M. GARCIA; MARCOS AMAKU; ALEXANDER W. BIONDO; FERNANDO FERREIRA. Dog and cat population dynamics in an urban area: evaluation of a birth control strategy. Pesquisa Veterinária Brasileira, v. 38, n. 3, p. -, Mar. 2018.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GARCIA, Rita de Cassia Maria. Estudo da dinâmica populacional canina e felina e avaliação de ações para o equilíbrio dessas populações em área da cidade de São Paulo, SP, Brasil. 2009. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.