Busca avançada
Ano de início
Entree

Analisar a influência das concepções dos professores sobre Ciência e Tecnologia em sua prática pedagógica e na aprendizagem de seus alunos

Processo: 06/53404-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 2007
Vigência (Término): 31 de março de 2008
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Denise de Freitas
Beneficiário:Elisangela Matias Miranda
Instituição-sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Biotecnologia   Ensino de ciências

Resumo

Os avanços científicos e tecnológicos ocorridos nas últimas décadas geraram um aumento do conhecimento cientifico e das suas aplicações práticas, como exemplo, na biotecnologia. Esses novos conhecimentos influenciam tanto no ensino como na aprendizagem de conceitos biológicos uma vez que estão fortemente presentes na mídia. Evidenciando a importância do ensino destes conteúdos para a alfabetização científica e tecnológica dos alunos, que gere conhecimentos que possibilitem o desenvolvimento da capacidade de analisar criticamente os benefícios e os riscos potenciais destas novas tecnologias. Neste sentido, o papel do professor na formação de cidadãos cientificamente alfabetizados é fundamental para que os alunos não desenvolvam, por exemplo, idéias fundamentalistas, anti-científicas e anti-tecnológicas. No presente projeto propõe-se a investigação com uma abordagem qualitativa por meio de questionários, entrevistas semi-estruturadas e observações de aulas, da influência das concepções dos professores sobre a natureza da ciência e das implicações da biotecnologia na vida cotidiana em sua prática pedagógica bem como sobre a aprendizagem dos alunos de conhecimentos básicos de biologia molecular e celular e das concepções dos alunos sobre a natureza da ciência. Para o desenvolvimento desta pesquisa, irá ser realizada uma parceria com o projeto "Ensino e aprendizagem de tópicos de biologia molecular e suas tecnologias associadas para alunos do ensino fundamental" (Programa Ensino Público Fapesp Proc. 04/15467-2). (AU)