Busca avançada
Ano de início
Entree

Diferentes criterios de avaliacao das exigencias em triptofano, treonina, valina e isoleucina para frangos de corte na fase de 22 a 42 dias de idade.

Processo: 05/55549-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2005
Vigência (Término): 31 de julho de 2009
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Produção Animal
Pesquisador responsável:Otto Mack Junqueira.
Beneficiário:Karina Ferreira Duarte
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Valina   Proteína ideal   Treonina   Isoleucina

Resumo

A avicultura tem apresentado avanços extraordinários nas últimas décadas. O progresso em termos de genética, sanidade, nutrição e manejo proporcionou ganhos que tornaram a avicultura uma atividade altamente competitiva no mercado de proteína de origem animal. A nutrição tem considerável responsabilidade pelo sucesso da avicultura, objetivando melhorar o rendimento de carcaça e, especialmente de carne de peito, têm surgido vários trabalhos buscando manipular os níveis nutricionais das dietas para frangos de corte, a fim de adequar as exigências para a obtenção de maiores rendimentos. A alimentação nas aves representa aproximadamente 70% do custo total de produção e é determinante do desempenho animal. Dessa forma, é necessário o estabelecimento de níveis nutricionais mínimos que promovam o máximo desempenho produtivo animal por um menor custo. Dentro do contexto exposto, o presente trabalho tem por objetivos: Estabelecer diferentes critérios de avaliação das exigências dos aminoácidos digestíveis triptofano, treonina, valina e isoleucina para frangos de corte de 22 a 42 dias de idade. Estimar as exigências para cada aminoácido, utilizando diferentes modelos de regressão: os modelos quadrático, exponencial e de retas segmentadas ou broken line ("linha quebrada"), estabelecendo equações para ganho de peso e conversão alimentar. A partir desses dados, calcular os perfis ideais de proteína para ganho de peso e conversão alimentar. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
KARINA FERREIRA DUARTE; OTTO MACK JUNQUEIRA; ROSEMEIRE DA SILVA FILARDI; ANTONIO CARLOS DE LAURENTIZ; CARLA HELOÍSA DE FARIA DOMINGUES; ELIANA APARECIDA RODRIGUES. Exigências em isoleucina digestível para frangos de corte de 22 a 42 dias de idade. Acta Sci., Anim. Sci., v. 37, n. 1, p. 23-28, . (05/55549-0, 05/56680-3)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
DUARTE, Karina Ferreira. Critérios de avaliação das exigências em treonina, triptofano, valina e isoleucina para frangos de corte de 22 a 42 dias de idade. 2009. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal Jaboticabal.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.