Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de procedimentos analiticos em sistemas de analises em fluxo empregando luminescencia em guias de ondas.

Processo: 05/53345-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2006
Vigência (Término): 30 de junho de 2007
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Fábio Rodrigo Piovezani Rocha
Beneficiário:Mariana Amorim Sanchez
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Fluorescência   Guias de onda   Análise em fluxo   Luminescência   Quimiluminescência

Resumo

Uma das principais dificuldades relacionadas à medida de luminescência é maximizar a quantidade de radiação detectada, já que a emissão ocorre em todas as direções. Uma alternativa consiste na utilização de guias de onda, dispositivos que conduzem a radiação emitida minimizando perdas durante o transporte. O processo de multicomutação consiste no emprego de dispositivos discretos (válvulas ou bombas solenóides) em sistemas de análises em fluxo. Usualmente, cada dispositivo gerencia uma solução, que é adicionada somente no instante e na quantidade necessária para implementar o procedimento analítico, diminuindo os custos operacionais e a toxicidade dos resíduos e permitindo adaptar os procedimentos analíticos aos requisitos da Química Limpa. Neste projeto, é proposta a avaliação de uma cela constituída por um guia de onda para medidas de fluorescência e quimiluminescência. Sistemas de análises em fluxo com multicomutação serão empregados para o gerenciamento das soluções. As propostas anteriormente citadas serão aplicadas à determinação de cloro ativo em amostras de águas por quimiluminescência empregando a reação de oxidação do luminol por hipoclorito, e de vitamina B1 (tiamina) em complexos multivitamínicos e suplementos alimentares por fluorescência através de sua oxidação a tiocromo por hexacianoferrato(III) em meio alcalino. Pretende-se explorar propostas inovadoras em análise em fluxo e luminescência para desenvolver procedimentos com alta sensibilidade, mínimo consumo de reagentes e geração de resíduos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SANCHEZ‚ M.A.; ROCHA‚ F.R.P. A flow-based analytical procedure for salbutamol determination exploiting chemiluminescence in a liquid-core waveguide. Analytical Letters, v. 41, n. 9, p. 1579-1591, 2008.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.