Busca avançada
Ano de início
Entree

Respostas fisiológicas de duas espécies de algas vermelhas continentais ao empobrecimento de fósforo e nitrogênio inorgânicos

Processo: 05/03511-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2006
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica
Pesquisador responsável:Orlando Necchi Junior
Beneficiário:Anna Isabel Nassar Bautista
Instituição-sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Fotossíntese   Pigmentos   Rhodophyta

Resumo

Estudos sobre efeitos da manipulação de nutrientes inorgânicos (especialmente nitrogênio e fósforo) em macroalgas continentais são escassos, especialmente com espécies de regiões tropicais. Os resultados deste projeto preencherão uma lacuna importante, pois possibilitarão conhecer as respostas da performance fisiológica geral de duas espécies de rodófitas continentais ao empobrecimento de nitrogênio e fósforo inorgânicos. Essas informações poderão, por sua vez, servir de base para selecionar espécies apropriadas para o biomonitoramento de ambientes lóticos, e juntamente com outras espécies de algas ou de outros grupos animais ou vegetais, comporem um sistema de bioindicadores para regiões tropicais.estratégia de manutenção da espécie na Natureza. Os objetivos gerais do projeto serão analisar as respostas fisiológicas (crescimento, fotossíntese e concentração de pigmentos) ao empobrecimento de nutrientes inorgânicos (nitrogênio e fósforo) de duas rodófitas com estratégias ecológicas distintas (B. delicatulum – estrategista S e C. coeruleus – estrategista C) provenientes de ambientes com distintos níveis de saprobidade e trofia. A idéia é avaliar se as espécies tenderão a responder com a diminuição ou aumento na performance com o decréscimo nas concentrações de nitrogênio e fósforo inorgânicos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NASSAR BAUTISTA, ANNA ISABEL; NECCHI-JUNIOR, ORLANDO. Physiological performances of two populations of Compsopogon caeruleus (Rhodophyta) to inorganic nitrogen and phosphorus impoverishment. BRAZILIAN JOURNAL OF BOTANY, v. 37, n. 4, p. 391-398, DEC 2014. Citações Web of Science: 2.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BAUTISTA, Anna Isabel Nassar. Respostas fisiológicas de duas espécies de algas vermelhas continentais ao empobrecimento de fósforo e nitrogênio inorgânicos. 2008. 72 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro). Rio Claro.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.