Busca avançada
Ano de início
Entree

Alterações locais induzidas pela secreção tóxica de Philodryas patagoniensis (Girard, 1857) (serpentes: Colubridae)

Processo: 06/52695-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2006
Vigência (Término): 30 de abril de 2008
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia Comparada
Pesquisador responsável:Maria de Fátima Domingues Furtado
Beneficiário:Priscila Hess Lopes
Instituição-sede: Instituto Butantan. Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Serpentes   Colubridae   Venenos

Resumo

No Brasil, de 20 a 40% dos acidentes ofídicos envolvendo humanos são causados pelas serpentes conhecidas como não peçonhentas pertencentes à família Colubridae, no entanto, o assunto ainda não recebe a devida atenção sendo ignorado ou pouco citado em referências que abordam aspectos de medicina tropical. Dentre as espécies de Colubrídeos que têm sido associadas ao envenenamento em humanos, está a serpente vulgarmente chamada de parelheira, a Philodryas patagoniensis (Girard, 1857), a qual apresenta um veneno que ocasiona sinais locais e sintomas passíveis de serem confundidos com aqueles encontrados em acidentes botrópicos, tais como dermonecrose, mionecrose e atividade edematogênica, além de alta atividade hemorrágica, atividade proteolítica, fibrinogenolítica e proeminente processo inflamatório. O conhecimento do mecanismo de ação desse veneno se faz necessário para proporcionar maiores informações para o correto diagnóstico diferencial dos acidentes, a fim de evitar o uso inapropriado do antiveneno e seus potenciais efeitos adversos. Para tal, este projeto busca através de experimentos bioquímicos e fisiológicos, um melhor e mais completo entendimento do mecanismo de ação local do veneno de P. patagoniensis, contribuindo para o correto diagnóstico e tratamento dos acidentes. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LOPES, PRISCILA HESS; ROCHA, MARISA M. T.; KUNIYOSHI, ALEXANDRE KAZUO; VIEIRA PORTARO, FERNANDA CALHETA; GONCALVES, LUIS ROBERTO C. Edema and Nociception Induced by Philodryas patagoniensis Venom in Mice: A Pharmacological Evaluation with Implications for the Accident Treatment. Journal of Pharmacology and Experimental Therapeutics, v. 361, n. 3, p. 349-354, JUN 1 2017. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
Alterações locais induzidas pela secreção tóxicas de Philodryas patagoniensis (Girard, 1857) (Serpentes: Colubridae). 2008. 130 f. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.