Busca avançada
Ano de início
Entree

Papel do macrófago na nefrotoxicidade crônica induzida pela ciclosporina a

Processo: 05/00867-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2006
Vigência (Término): 31 de março de 2009
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Emmanuel de Almeida Burdmann
Beneficiário:Carla Patrícia Carlos
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP). Secretaria de Desenvolvimento Econômico (São Paulo - Estado). São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Ciclosporinas   Ratos   Macrófagos   Nefrotoxicidade

Resumo

Sabe-se que a ciclosporina administrada de forma crônica causa nefrotoxicidade, levando à fibrose intersticial renal irreversível. O objetivo do presente estudo é verificar a importância do macrófago na indução da fibrose intersticial na nefrotoxicidade crônica causada pela ciclosporina. Para tanto, ratos machos Munich-Wistar serão submetidos a tratamento diário de 21 dias com 7,5 mg/Kg de ciclosporina pela via subcutânea, e um outro grupo apenas com o veículo da droga (grupo controle). O papel do macrófago será estudado com a utilização de lipossomos de clodronato que causam depleção destas células no organismo do animal. Para isto, um terceiro grupo receberá o mesmo protocolo de tratamento de ciclosporina, porém receberá também 1ml de uma solução 5 mg clodronato/ml destes lipossomos, pela via intraperitoneal 4 dias antes do início da ciclosporina, e no 1º, 4º, 11º e 18º dia de ciclosporina. Os animais serão utilizados no 22º dia de ciclosporina (ou veículo), os quais compreenderão o estudo da hemodinâmica (fluxo sanguíneo renal, resistência vascular renal e pressão arterial média) e da filtração glomerular (depuração de inulina). Ao término dos estudos, os animais serão sacrificados por administração de dose excessiva de anestésico, e os rins serão retirados para análise histológica e verificação da presença e grau de fibrose intersticial, e para realização de imunohistoquímica para macrófago. Outra parte dos animais também será submetida à nefrectomia no 3º e no 10º dia de tratamento de ciclosporina ou veículo para análise histológica e imunohistoquímica.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CARLOS, CARLA P.; MENDES, GLORIA E. F.; MIQUELIN, ANDRE R.; LUZ, MARCUS A. M.; DA SILVA, CLEONICE G. A.; VAN ROOIJEN, NICO; COIMBRA, TEREZILA M.; BURDMANN, EMMANUEL A. Macrophage Depletion Attenuates Chronic Cyclosporine A Nephrotoxicity. TRANSPLANTATION, v. 89, n. 11, p. 1362-1370, JUN 15 2010. Citações Web of Science: 17.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.