Busca avançada
Ano de início
Entree

Método de processamento sonoro por mimetização timbrica via computação bio-inspirada

Processo: 05/03428-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 2006
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2007
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Pesquisador responsável:Fernando José von Zuben
Beneficiário:César Rennó Costa
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil

Resumo

O projeto compreende o desenvolvimento de um sistema de processamento sonoro por mimetização tímbrica a partir de técnicas baseadas em métodos bio-inspirados. Nesse sentido serão desenvolvidos estudos em: (i) caracterização tímbrica, incluindo compreensão das variáveis envolvidas; (ii) modelagem matemática de formas de representação; (iii) processamento digital de sinais (PDS); e (iv) métodos computacionais bio-inspirados. Baseia-se o projeto no binômio Artes & Ciências, com notório caráter multidisciplinar envolvendo uma parceria entre o Laboratório de Bioinformática e Computação Bio-Inspirada (LBiC) e o Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS), ambos sediados na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).Um processo de mimetização tímbrica consiste em adaptar uma amostra sonora inicial de forma consoante às características tímbricas de um outro som. A idéia é aplicar os métodos computacionais bio-inspirados na solução dos problemas de otimização combinatória e multi-objetivo resultantes.Entendem-se como métodos computacionais bio-inspirados o grupo de técnicas de resolução de problemas que se baseia na simulação computacional de processos naturais, incluindo, entre outros, computação evolutiva (CE), sistemas imunológicos artificiais e redes neurais artificiais. Auto-organização, manutenção de diversidade, processamento não-linear e mecanismos de adaptação e aprendizado são os principais atributos de ferramentas computacionais bio-inspiradas. Ao serem devidamente exploradas no contexto de processamento sonoro, essas ferramentas oferecem diferenciais de desempenho frente a propostas alternativas na literatura [de Castro & Von Zuben, 2005]. O escopo e possíveis desdobramentos deste Projeto de Mestrado, embora amplos e ambiciosos, são sustentados por uma série de investigações preliminares que foram realizadas como parte do Projeto de Iniciação Cientifica intitulado “Estudo e Desenvolvimento de Sistema de Síntese Sonora Granular com Técnicas Computacionais Bio-Inspiradas”, financiado pela própria FAPESP sob processo 04/11742-9. O foco em síntese granular permitiu ao aluno explorar as principais vertentes bio-inspiradas e se envolver com os diversos aspectos multidisciplinares que também permeiam o presente projeto de pesquisa, levando inclusive a uma publicação científica em computação musical.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
COSTA, César Rennó. Controle de síntese sonora por analogia acústica e semântica aplicando computação bio-inspirada. 2007. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.