Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento e construção de um secador pulso-fluidizado para secagem de pastas e polpas

Processo: 06/53945-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2006
Vigência (Término): 31 de julho de 2008
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Engenharia de Alimentos
Pesquisador responsável:Javier Telis Romero
Beneficiário:Leandro Martinelli
Instituição-sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Secagem   Leito fluidificado

Resumo

Para a secagem de alimentos existem vários tipos de secadores, de acordo com as características do alimento, a facilidade do processamento, o volume processado, o estado e as condições da matéria-prima, fatores de origem econômica e, principalmente, a forma que se deseja dar ao produto final. Particularmente para a secagem de pastas, a diversidade de características físicas dos materiais leva à inexistência de um padrão de secador recomendado. A técnica de pulso-fluidização utilizando inertes surge como uma tecnologia nova para se testar para secagem de pastas. Esta técnica é uma modificação da operação de fluidização no qual a vazão de gás varia periodicamente. Os benefícios da pulso-fluidização incluem a redução de gás fluidizante, aumentando assim o contato do gás com as partículas no leito de fluidização. O conceito original de gás pulsante envolve a variação periódica da vazão de gás, na qual o fluxo é mantido constante num determinado nível (fase ativa) e outra onde o fluxo de gás são fechados (fase inativa). Neste trabalho propõe-se construir um secador utilizando um leito pulso fluidizado utilizando inertes para secar pastas e polpas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARTINELLI‚ L.; GABAS‚ A.L.; TELIS-ROMERO‚ J. Thermodynamic and quality properties of lemon juice powder as affected by maltodextrin and arabic gum. Drying Technology, v. 25, n. 12, p. 2035-2045, 2007.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MARTINELLI, Leandro. "Construção e desenvolvimento de um secador de leito pulso-fluidizado para secagem de pastas e polpas". 2008. 148 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista. Instituto de Biociências, Letras e Ciências. São José do Rio Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.