Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da sensibilidade do detector de neutrinos do projeto Angra aos efeitos da queima do combustível nuclear

Processo: 07/02337-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2007
Vigência (Término): 31 de julho de 2009
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física das Partículas Elementares e Campos
Pesquisador responsável:Ernesto Kemp
Beneficiário:Thiago Junqueira de Castro Bezerra
Instituição-sede: Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Neutrinos

Resumo

Reatores nucleares constituem uma copiosa fonte de neutrinos, cujo espectro é determinado pelos decaimentos beta dos isótopos radioativos presentes no combustível nuclear. A medida que o combustível é consumido, sua composição isotópica é alterada, com reflexos diretos no espectro de neutrinos. Investigaremos a evolução temporal da resposta de um detector de neutrinos, posicionado nas proximidades do reator, em função da queima gradual do combustível nuclear. Devemos estabelecer critérios estatísticos e operacionais do detector para estimar os intervalos de tempo mínimos necessários para coleta de dados, que permitam a distinção de alterações nas proporções dos isótopos 235U, 238U, 239Pu e 241Pu , presentes no combustível nuclear.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BEZERRA, Thiago Junqueira de Castro. Estudo da sensibilidade do detector de neutrinos do Projeto ANGRA aos efeitos da queima do combustivel nuclear. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Física Gleb Wataghin.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.