Busca avançada
Ano de início
Entree

Identificação dos alvos moleculares da interação de peptídeos potenciadores de bradicinina no SNC

Processo: 06/53139-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2006
Vigência (Término): 31 de agosto de 2008
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Antonio Carlos Martins de Camargo
Beneficiário:Eduardo Fontana de Oliveira
Instituição-sede: Instituto Butantan. Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:98/14307-9 - Center for Applied Toxinology, AP.CEPID
Assunto(s):Hipertensão   Óxido nítrico   Sistema nervoso   Toxinas

Resumo

Os peptídeos potenciadores da bradicinina (bradykinin potentiating peptides - BPPs), produzidos nas glândulas de veneno de algumas serpentes, foram os primeiros inibidores naturais da enzima conversora da angiotensina (ECA) descritos. A ECA é uma enzima chave no controle da pressão arterial (PA) de mamíferos, pois degrada a bradicinina (hipotensor) e converte angiotensina I em angiotensina II (vasoconstritor), logo sua inibição leva a redução da PA. Estudos recentes têm demonstrado a dissociação entre o efeito anti-hipertensivo de alguns BPPs e a inibição da ECA, o que sugere outros alvos de ação, gerando efeito cardiovascular semelhante. Alguns autores sugerem que alguns BPPs podem reduzir a PA atuando diretamente no sistema nervoso central (SNC), isto porque a proteína precursora dos BPPs, encontrada na glândula da serpente Bothrops jararaca (Bj), também é expressa no cérebro dessas serpentes, interessantemente, em áreas correlatas para o controle cardiovascular em mamíferos. Resultados preliminares sugerem enzimas envolvidas na síntese de óxido nítrico (NO), no endotélio vascular, como alvos do BPP-10c. In vitro o peptídeo aumenta a produção de NO, o que poderia estar ocorrendo em células nervosas. Sabe-se que neurônios produtores de NO estão presentes em quase todos os pontos envolvidos na integração do barorreflexo arterial e que a redução da síntese de NO nestas regiões acarreta aumento da PA. O envolvimento do BPP-10c no aumento da produção de NO no endotélio é forte pressuposto para a investigação da… (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GUERREIRO, JULIANO R.; LAMEU, CLAUDIANA; OLIVEIRA, EDUARDO F.; KLITZKE, CLECIO F.; MELO, ROBSON L.; LINARES, EDLAINE; AUGUSTO, OHARA; FOX, JAY W.; LEBRUN, IVO; SERRANO, SOLANGE M. T.; CAMARGO, ANTONIO C. M. Argininosuccinate Synthetase Is a Functional Target for a Snake Venom Anti-hypertensive Peptide ROLE IN ARGININE AND NITRIC OXIDE PRODUCTION. Journal of Biological Chemistry, v. 284, n. 30, p. 20022-20033, JUL 24 2009. Citações Web of Science: 39.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.