Busca avançada
Ano de início
Entree

Mesclas genericas na "tragicomedia" anfitriao de plauto.

Processo: 07/57172-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2008
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2010
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Línguas Clássicas
Pesquisador responsável:Isabella Tardin Cardoso
Beneficiário:Lilian Nunes da Costa
Instituição-sede: Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Comédia   Plauto   Intertextualidade

Resumo

Versando sobre episódios que precedem o nascimento da personagem mitológica Hércules, a comédia, ou "tragicomédia" (tragicocomoedia, vv. 59 e 63), Anfitrião de Plauto apresenta uma composição mista, abrangendo os gêneros cômico, trágico e épico. Em pesquisa desenvolvida anteriormente, constatamos, na fala do escravo cômico Sósia, sobretudo ecos de épica anterior a Plauto, tanto grega (Homero), quanto romana (Ênio), bem como semelhanças com épica romana posterior (como a de Virgílio). Na narrativa de batalha declamada por Sósia (vv. vv. 186 - 247, 250 - 262), no diálogo entre o escravo e o deus Mercúrio (vv. 292 - 462) e, consecutivamente, no que se dá entre aquele e seu dono, o general Anfitrião (vv. 551 - 632), identificou-se a predominância da mescla não de comédia e tragédia (contrariando a expectativa levantada pelo prólogo, vv. 54 - 63), mas sim de comédia e épica, tanto em termos lexicais, quanto no que concerne a seus topol. O objetivo da investigação aqui proposta é traduzir na íntegra o texto latino de Anfitrião, identificando e comentando, em notas à tradução e estudo introdutório à comédia, as mesclas genéricas - com destaque às semelhanças com textos antigos de diversos gêneros - observáveis na peça como um todo. Visa-se, com isso, evidenciar a riqueza compositiva e humorística resultante de efeitos poéticos gerados pelas intersecções genéricas na peça. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
COSTA, Lilian Nunes da. Mesclas genéricas na tragicomédia Anfitrião de Plauto. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem Campinas, SP.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.