Busca avançada
Ano de início
Entree

Vinheta: a construção da identidade audiovisual: uma análise sobre o processo de significação do texto sincrético

Processo: 06/54712-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2006
Vigência (Término): 31 de agosto de 2008
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Rádio e Televisão
Pesquisador responsável:Maria Lúcia Vissotto Paiva Diniz
Beneficiário:Jaqueline Esther Schiavoni
Instituição-sede: Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Vinhetas   Identidade visual   Editorial   Telejornalismo   Simbolismo

Resumo

Este projeto de pesquisa configura-se um aprofundamento da iniciação científica (Fapesp) desenvolvida durante a graduação. Nesse trabalho, investigamos diversos aspectos que terminaram por mostrar como as produções telejornalísticas são realizadas de acordo com seus enunciatários (público alvo) preferenciais. Dentre tais aspectos, estudamos as vinhetas de abertura dos noticiários escolhidos. Conforme a pesquisa realizada, as vinhetas se apresentam como um convite ao telejornal, reforçando os aspectos priorizados do fazer-jornalístico que se apresentará em seguida. A partir disso, as análises propostas neste projeto de pesquisa deverão evidenciar a reiteração ou a diversidade de temas e linhas isotópicas nas vinhetas dos telejornais de uma mesma rede de televisão, averiguando de que forma estes contribuem para a construção da identidade jornalística da emissora em que são veiculadas. Ao mesmo tempo, avaliaremos se tal reiteração ou diversidade se dá também entre os telejornais veiculados em horários próximos pelas diferentes emissoras escolhidas, levando em consideração o público que almejam atingir. Assim, nossos estudos deverão levar em conta os efeitos de sentido provocados pelo sujeito da enunciação ao trabalhar com os elementos audiovisuais (cor, forma, figuras, planos de filmagem, etc.) e os universos culturais pressupostos pelos telejornais com relação aos enunciatários ao quais se dirigem preferencialmente. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SCHIAVONI, Jaqueline Esther. Vinheta : uma questão de identidade na televisão. 2008. 128 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação. Bauru.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.