Busca avançada
Ano de início
Entree

Participação dos receptores de angiotensina II, AT1 e AT2, na ação dos hormônios tiroideanos sobre o tônus muscular: uso do hipotiroidismo e do hipertiroidismo como modelos experimentias "in vivo" e "in vitro"

Processo: 06/54064-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de setembro de 2006
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Maria Luiza de Morais Barreto de Chaves
Beneficiário:Maria Alicia Carrillo Sepulveda
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil

Resumo

Um dos principais alvos do Hormônio Tireoidiano (HT) é o sistema cardiovascular, na qual o excesso ou a falta de HT leva à conseqüências hemodinâmicas e estruturais importantes. Enquanto no hipertiroidismo há diminuição da Resistência Vascular Sistema (RVS), no hipotiroidismo esta RVS se encontra aumentada. Considerando dados recentes da literatura que, cada vez mais, fazem crescer o corpo de evidências em torno da interação entre o hormônio tireoidiano e o sistema renina Angiotensina local e nossos dados obtidos no mestrado que mostraram aumento da expressão gênica do receptor AT2 de Angiotensina II (ANG II) nas células musculares lisas vasculares (CMLV) de aorta de rato Wistar frente ao tratamento com concentrações farmacológicas de T3, o presente projeto de Doutorado Direto tem por objetivo dar continuidade aos estudos iniciados no mestrado, avaliando "in vitro" e "in vivo" a contribuição dos receptores AT1 e AT2 como possíveis mediadores das alterações vasculares induzidas pelo excesso ou deficiência de hormônio tireoidiano. Para isso, serão utilizados culturas de CMLV e Células Endoteliais como modelo experimental "in vitro", e animais induzidos ao Hipo e ao Hipertiroidismo Experimental como modelo "in vivo". Além da análise da expressão gênica e protéica dos receptores AT1 e AT2 e expressão protéica de um marcador de contração do músculo liso (miosina de cadeia leve fosforilada), serão realizados ensaios funcionais de reatividade vascular de aortas de animais hipo e hipertiroideos. Ainda, pretende-se investigar eventos proliferativos e apoptóticos em CMLV que possam estar envolvidos no remodelamento vascular frente ao HT. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CARRILLO-SEPULVEDA, MARIA ALICIA; CERAVOLO, GRAZIELA S.; FURSTENAU, CRISTINA R.; MONTEIRO, PRISCILLA DE SOUZA; BRUNO-FORTES, ZULEICA; CARVALHO, MARIA HELENA; LAURINDO, FRANCISCO R.; TOSTES, RITA C.; WEBB, R. CLINTON; BARRETO-CHAVES, MARIA LUIZA M. Emerging Role of Angiotensin Type 2 Receptor (AT2R)/Akt/NO Pathway in Vascular Smooth Muscle Cell in the Hyperthyroidism. PLoS One, v. 8, n. 4 APR 24 2013. Citações Web of Science: 15.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SEPULVEDA, Maria Alicia Carrillo. Participação do receptor AT2 da angiotensina II no relaxamento vascular promovido pelo hormônio tiroideano. 2010. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.