Busca avançada
Ano de início
Entree

Transistor óptico ultra-rápido de alto ganho em faixa larga

Processo: 06/55074-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2006
Vigência (Término): 31 de agosto de 2009
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Telecomunicações
Pesquisador responsável:Evandro Conforti
Beneficiário:Napoleao dos Santos Ribeiro
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:05/51689-2 - Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica - UNICAMP (CEPOF-UNICAMP), AP.CEPID

Resumo

Trata-se de um trabalho em nível de doutorado visando ao desenvolvimento de um aparato experimental empregando fibras ópticas para a otimização e modelagem de um novo tipo de chave eletro-óptico baseada em amplificador óptico a semicondutor (SOA) que está sendo aqui denominada de transistor óptico. Este equipamento, desenvolvido pelo Prof. Evandro Conforti, em sua versão preliminar, foi contemplado recentemente com o "1º Werner von Siemens de Inovação Tecnológica" (3º lugar na Categoria Pesquisador). O transistor óptico possui controle eletrônico ultra-rápido e pode ser capaz de amplificar, chavear e detectar pacotes de luz com dezenas de gigabits por segundo, visando ao desenvolvimento de redes ópticas das próximas gerações com chaveamento direto de pacotes de luz. O candidato à bolsa já vem trabalhando com o orientador desde março/2004, estando com a defesa da tese do mestrado marcada para 8/6/2006 (bolsa da CAPES). O candidato possui bom domínio das técnicas de microonda, óptica e controle de instrumentos por computadores e obteve grau A em todas as disciplinas cursadas no mestrado na Unicamp. É co-autor de trabalho em revista indexada e elaborou trabalho submetido ao MOMAG 2006. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RIBEIRO, NAPOLEAO S.; GALLEP, CRISTIANO M.; CONFORTI, EVANDRO. HIGH EYE-QUALITY IMPROVEMENT BY A SINGLE-SOA REGENERATIVE WAVELENGTH CONVERTER. Microwave and Optical Technology Letters, v. 52, n. 2, p. 441-445, Feb. 2010. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
Chaveamento eletro-óptico ultrarrápido e conversão regenerativa utilizando amplificadores ópticos a semicondutor. 2009. 194 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação Campinas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.