Busca avançada
Ano de início
Entree

Sintese, caracterizacao e citoxicidade de hidrogeis polimericos para imobilizacao de farmaco empregado no tratamento de leshmaniose.

Processo: 06/53634-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2006
Vigência (Término): 31 de agosto de 2008
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Pesquisador responsável:Duclerc Fernandes Parra
Beneficiário:Maria José Alves de Oliveira
Instituição-sede: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN). Secretaria de Desenvolvimento Econômico (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Irradiação   Hidrogéis

Resumo

O estudo do efeito da radiação ionizante em polímeros é de grande interesse, tanto para desenvolvimento de materiais que operam em condições de radiação quanto para uso da técnica com finalidade de modificação de estruturas poliméricas e obtenção de novos materiais. Hidrogéis obtidos a partir de poli(N-2-pirrolidona) (PVP) e carboxilmetilcelulose (CMC), serão polimerizados com o uso de irradiação em fonte ionizante de 60Co. Assim elaborados serão caracterizados por técnica de espectroscopia no infravermelho e análise térmica por Termogravimetria (TGA) e Calorimetria. Exploratória Diferencial (DSC). Os hidrogéis serão estudados como matrizes de liberação de dois princípios ativos empregados na terapia da doença infecciosa conhecida como leishmaniose tegumentar cutânea. Desta forma serão primeiramente obtidos os hidrogéis contendo antimoniacal pentavalente (antimoniato de N-metil glucamina) e anfotericina (anfotericina B desoxicolato), em forma de matriz imobilizadora e em seguida será estudada a liberação desses fármacos em solução aquosa ou soro fisiológico para verificar a eficiência da matriz polimérica na liberação desses fármacos primeiramente imobilizados. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
OLIVEIRA, Maria José Alves de. Sintese, caracterizacao e citotoxicidade de hidrogeis polimericos para imobilizacao de farmaco empregado no tratamento de Leihmaniose. 2008. Dissertação de Mestrado - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.