Busca avançada
Ano de início
Entree

Comicidade e humanismo: a construção do ethos das personagens de eunuchus de Terêncio

Processo: 06/53816-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2006
Vigência (Término): 31 de agosto de 2008
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Literaturas Clássicas
Pesquisador responsável:Zelia Ladeira Veras de Almeida Cardoso
Beneficiário:Nahim Santos Carvalho Silva
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Comédia   Eunuco

Resumo

Este projeto de pesquisa apresenta a proposta de analisar o ethos das personagens de Eunuchus de Terêncio. A análise partirá de um viés discursivo, usando a noção de ethos desenvolvida por Dominique Maingueneau, na disciplina da Análise do Discurso. Também será analisado o pathos e a sua influência na construção do ethos das personagens. Publius Terentius Afer, liberto de origem africana, foi um dos poetas cômicos latinos mais considerados. Terêncio foi aclamado por vários escritores romanos como o grande impulsor do latim literário, assim como da técnica e da elegância de estilo. Além disso, o que é mais importante: seu discurso humanista veio a influenciar posteriormente não só a outras gerações de escritores da Antigüidade, mas também do Renascimento e do Neoclassicismo. Seu caráter humanista o fez criar em suas comédias um ambiente refinado, culto, em que todas as personagens partilham de seu humanismo. A ação é de pouca movimentação, servindo mais como pano de fundo para as idéias humanistas. A comicidade concentra-se na caracterização das personagens. Eunuchus, contudo, se destaca na produção terenciana por render-se a preferência do público romano pela movimentação da ação. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Nahim Santos Carvalho. Eunuchus de Terêncio: estudo e tradução. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.