Busca avançada
Ano de início
Entree

Socioecologia de macacos-prego (Cebus libidinosus) em área de ecótono Cerrado/Caatinga

Processo: 06/51578-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2006
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Comportamento Animal
Pesquisador responsável:Patrícia Izar
Beneficiário:Michele Pereira Verderane
Instituição-sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Cebus   Cerrado   Sociologia ambiental   Hábito alimentar animal

Resumo

Macacos-prego apresentam grande plasticidade comportamento quanto à dieta e a utilização de técnicas de forrageamento elaboradas. A habilidade dessa espécie em explorar uma diversidade de recursos alimentares, não acessíveis a outras espécies primatas, é uma das razões que propiciou sua ampla distribuição geográfica. Recentemente, um estudo em área de mata Atlântica sugeriu que a plasticidade comportamental da espécie estende-se também ao padrão de organização social. Não obstante a ampla distribuição geográfica, os estudos com populações selvagens referem-se apenas a regiões amazônicas, de Mata Atlântica e de florestas semi-decíduas da América do Sul, e raros são os estudos que enfocam a flexibilidade na organização social. Assim, o objetivo do presente trabalho é contribuir para o entendimento da variabilidade comportamental da espécie, estudando a socioecologia de uma população selvagem de macacos-prego (Cebus libidinosus), que utiliza ferramentas para a obtenção de alimento, em uma área de ecótono Cerrado/Caatinga, no sul do estado do Piauí, Brasil. Além disso, pretendemos avaliar a importância de cada item alimentar para a composição da dieta e o papel do uso de ferramenta para a obtenção de alimento, o que possibilitará investigar se a tecnologia (uso de ferramentas para obtenção de alimento) tem impacto sobre a coesão social do grupo via aumento da oferta de alimento em uma fonte. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PRESOTTO, A.; VERDERANE, M. P.; BIONDI, L.; MENDONCA-FURTADO, O.; SPAGNOLETTI, N.; MADDEN, M.; IZAR, P. Intersection as key locations for bearded capuchin monkeys (Sapajus libidinosus) traveling within a route network. ANIMAL COGNITION, v. 21, n. 3, p. 393-405, MAY 2018. Citações Web of Science: 3.
FALOTICO, TIAGO; VERDERANE, MICHELE P.; MENDONCA-FURTADO, OLIVIA; SPAGNOLETTI, NOEMI; OTTONI, EDUARDO B.; VISALBERGHI, ELISABETTA; IZAR, PATRICIA. Food or threat? Wild capuchin monkeys (Sapajus libidinosus) as both predators and prey of snakes. PRIMATES, v. 59, n. 1, p. 99-106, JAN 2018. Citações Web of Science: 3.
VERDERANE, MICHELE P.; IZAR, PATRICIA; VISALBERGHI, ELISABETTA; FRAGASZY, DOROTHY M. Socioecology of wild bearded capuchin monkeys (Sapajus libidinosus): an analysis of social relationships among female primates that use tools in feeding. BEHAVIOUR, v. 150, n. 6, p. 659-689, 2013. Citações Web of Science: 22.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VERDERANE, Michele Pereira. Socioecologia de macacos-prego (Cebus libidinosus) em área de ecótono cerrado/caatinga. 2010. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Psicologia São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.