Busca avançada
Ano de início
Entree

Utilizacao do gesso para fabricacao de produtos alternativos, no contexto de producao mais limpa.

Processo: 06/54915-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2006
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Adilson Renofio
Beneficiário:Fabiana Costa Munhoz
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia (FE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Produção mais limpa   Materiais alternativos   Reciclagem   Gesso   Desenvolvimento sustentável

Resumo

O avanço do desenvolvimento industrial, aliado aos avanços científicos em relação ao funcionamento do planeta, evidenciam que o modelo atual de desenvolvimento, que se baseia na exploração intensiva dos recursos naturais e a deposição desordenada de resíduos nos aterros, não é sustentável. No Brasil, as atividades da construção civil começam a trazer preocupação para os líderes ambientais, principalmente em relação a gestão dos resíduos da construção. Baseado na produção mais limpa (P+L), para reduzir a contaminação ambiental e a disposição dos resíduos da construção em aterros, é necessário pesquisar novas tecnologias e analisar o ciclo completo do produto, ou seja, desde sua fabricação até este produto como resíduo de uma construção. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é desenvolver um projeto de painéis modulares, onde será utilizado gesso como matéria-prima virgem e/ou reciclada, água e polímeros, que possam conferir melhorias nas suas propriedades e também com o intuito de reduzir o impacto ambiental. Além disso, buscar procedimentos adequados para a reciclagem de resíduos de gesso, reduzindo possíveis danos à saúde dos trabalhadores, através de uma tecnologia acessível, realizando um levantamento bibliográfico visando avaliar o estado da arte do gesso na indústria da construção civil, diante da questão ambiental. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MUNHOZ, Fabiana Costa. Utilização do gesso para fabricação de artefatos alternativos, no contexto de produção mais limpa. 2008. 123 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Engenharia (Campus de Bauru). Bauru.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.