Busca avançada
Ano de início
Entree

O conflito pela terra na região do Bico do Papagaio 1964/1985: modernização e tradição

Processo: 07/57183-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 2008
Vigência (Término): 31 de março de 2010
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Sociologia Rural
Pesquisador responsável:José Geraldo Alberto Bertoncini Poker
Beneficiário:Gerson Alves de Oliveira
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Questão agrária

Resumo

O presente projeto busca analisar o conflito pela terra na região do Bico do Papagaio - extremo norte do Estado do Tocantins - a partir de uma abordagem histórico-sociológica dos fatos. A pesquisa será realizada numa área desapropriada para fins de reforma agrária ainda no Regime Militar, o que nos permitirá por em destaque os grupos em questão: posseiros, grileiros e fazendeiros, bem como o papel do Estado na modificação da estrutura fundiária da região. O ponto de partida será o universo da população local seu espaço social enquanto lugar onde se deu uma representação de mundo. O interesse primordial é fazer uma análise da luta pela terra no contexto das transformações no período do Regime Militar, isto é, fazer um estudo sobre o processo de desestruturação do modo de vida da população local paralelo ao processo de modernização da região mediada pelas políticas públicas voltadas para a integração da área à economia nacional. Buscaremos entender a problemática da terra no contexto de mudança social-política e econômica e o discurso que ressaltava uma reforma agrária vista dentro de uma perspectiva desenvolvimentista. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
OLIVEIRA, Gerson Alves de. Os posseiros e a luta pela terra na região do Bico do Papagaio 1964-1985 : modernização e tradição. 2010. 172 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Filosofia e Ciências. Marília.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.