Busca avançada
Ano de início
Entree

Rodchenko: modernidade e utopia

Processo: 06/53856-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2007
Vigência (Término): 30 de setembro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História - História Moderna e Contemporânea
Pesquisador responsável:Iara Lis Franco Schiavinatto
Beneficiário:Erika Cazzonatto Zerwes
Instituição-sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Modernidade   Utopia   Fotografia   Cultura política   Revolução Russa

Resumo

Busca-se analisar as fotografias produzidas pelo artista Aleksandr Rodchenko, entre 1924 e 1935, a partir de suas tramas internas, e a relação entre as imagens e os elementos que moviam a cultura política deste período. Em sua concepção, a arte possuía um papel efetivo na constituição da sociedade e do Estado. Algumas noções-chave da política revolucionária de 1917, como o progresso e o Novo Homem Soviético fazem parte de reflexões em seu diário, de textos que escreveu para revistas, e de ensaios e manifestos, presentes na série documental já arrolada. Entre 1924-35, também em suas fotografias nota-se uma utopia marcada por aspirações próprias à arte de vanguarda e à modernidade. Como fotógrafo, Rodchenko participou da vanguarda em duas acepções do termo: fez parte do Construtivismo e foi pioneiro na construção de uma nova linguagem para a fotografia. Engajou-se na reinvenção do fazer e da linguagem fotográficos, e explorou sua singularidade técnica. Produziu cartazes publicitários e reportagens para revistas, tornando possível uma aproximação de sua fotografia com as massas. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ZERWES, Erika Cazzonatto. A fotografia eloquente : arte e politica em Aleksandr Rodchenko (1924-1930). 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.