Busca avançada
Ano de início
Entree

Sendas da revolução: a poesia de Solano Trindade e Agostinho Neto

Processo: 06/54702-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2006
Vigência (Término): 02 de junho de 2008
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Outras Literaturas Vernáculas
Pesquisador responsável:Tania Celestino de Macedo
Beneficiário:Oluemi Aparecido dos Santos
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Identidade cultural   Identidade linguística   Literatura africana   Literatura brasileira   Negros

Resumo

O presente projeto de pós-graduação articula-se à pesquisa intitulada "A presença das literaturas africanas de língua portuguesa em periódicos e outras publicações (Os Cadernos Negros)", realizada entre os anos de 2002 e 2003 como Iniciação Científica sob orientação da Profa. Dra. Tânia Celestino de Macedo e que contou com financiamento do CNPq/PIBIC. Durante a pesquisa, de cunho predominantemente comparatista, foram estudados quatro volumes do periódico brasileiro Cadernos Negros (poesias) que foram confrontados levando-se em conta o eixo temático da Negritude, com poesias de Sagrada Esperança de Agostinho Neto e de poesias de José Craveirinha, num segundo momento. No referido confronto foi possível registrar grande confluência, principalmente temática, entre o periódico e os autores africanos. Desse modo, a pesquisa realizada nesse período proporcionou condições necessárias para que possamos desenvolver um projeto de pós-graduação, analisando com maior profundidade as obras de Solano Trindade (1908 - 1974) brasileiro- e de Agostinho Neto (1922 - 1979) angolano, sob uma perspectiva que enfatize as questões da Negritude e do romantismo revolucionário (e/ou utópico), defendido por Michael Löwy, como confluências de um projeto estético e ideológico presente em ambos os autores, dois dos mais representativos poetas negros de língua portuguesa. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SANTOS, Oluemi Aparecido dos. Nas sendas da revolução: a poesia de Agostinho Neto e Solano Trindade. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.