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Análise de sensibilidade vibroacústica de painéis aeronáuticos reforçados

Processo: 06/53931-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2006
Vigência (Término): 31 de julho de 2007
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Mecânica dos Sólidos
Pesquisador responsável:Renato Pavanello
Beneficiário:Liliana Margarita Romero Cueto
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:03/09498-0 - Detecção de falhas e reparos estruturais passivos e ativos, AP.PRNX.TEM
Assunto(s):Método dos elementos finitos

Resumo

Este projeto visa o estudo do comportamento mecânico e a elaboração de uma ferramenta computacional eficiente dedicada à análise Vibroacústica de painéis aeronáuticos. Trata-se de uma ação concatenada com o projeto Pronex-Temático co-financiado pelo CNPq e Fapesp, cujo objetivo principal é a "Detecção de falhas e reparos estruturais passivos e ativos". Propõe-se usar uma abordagem integrada entre a modelagem e a implementação computacional/Dados experimentais obtidos no projeto temático serão usados para validação dos códigos desenvolvidos. Este esforço de pesquisa se desdobra em três aspectos: - O primeiro refere-se à modelagem mecânica do problema. Neste caso o objetivo é elaborar um modelo de estruturas em casca com reforço estrutural representado por vigas. O domínio fluido acústico é modelado usando-se a equação da onda e condições de contorno de acoplamento fluído-estrutura. O foco principal é a caracterização do comportamento dinâmico estrutural e do campo acústico radiado. - O segundo refere-se ao desenvolvimento de módulos computacionais dedicados, que envolvam, a análise da resposta harmônica, calculada de forma direta e Iterativa. O código é baseado no método dos elementos finitos, incluindo elementos de casca de Kirchhoff e Reissner-Mindlin, com aproximação cúbica e bi-linear respectivamente. - Na terceira fase, dedica-se à análise de sensibilidade estrutural e vibroacústica do sistema em presença de defeitos e reparos. O objetivo desta fase é verificar a possibilidade de detecção de alterações estruturais no sistema acoplado. (AU)

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