Busca avançada
Ano de início
Entree

Metilenetetrahidrofolato redutase e timidilato sintase: analise farmacogenetica relativa ao metotrexato em pacientes com artrite reumatoide.

Processo: 06/53075-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2006
Vigência (Término): 31 de agosto de 2007
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Luiz Eduardo Coelho Andrade
Beneficiário:Mariana Guanaes Soares
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Metotrexato   Farmacogenética   Polimorfismo genético   Artrite reumatoide

Resumo

A variabilidade interindividual na resposta à terapia medicamentosa e toxicidade das drogas usadas constitui uma realidade na prática médica. Tal variabilidade é devida, em grande parte aos fatores genéticos, que levam à alteração no metabolismo e/ou expressão de receptores e transportadores das mesmas. Este projeto focará o papel do polimorfismo gênico das enzimas metilenetetrahidrofolato redutase (MTHFR) e timidilato sintase (TS), na resposta de pacientes com artrite reumatóide ao metotrexato. Os resultados obtidos poderão eventualmente contribuir para o melhor entendimento da metabolização desse medicamento, abrindo possibilidades para a individualização da terapia, com vistas à redução dos efeitos colaterais e aumento de sua efetividade. (AU)