Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos do azeite de oliva e seus polifenoides sobre o quociente respiratorio, lipidios sericos, estresse oxidativo e metabolismo no miocardio de ratos normais e hiperlipidemicos.

Processo: 06/54179-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2006
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2008
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Nutrição
Pesquisador responsável:Ethel Lourenzi Barbosa Novelli
Beneficiário:Geovana Maria Xavier Ebaid
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Estresse oxidativo   Azeite de oliva   Metabolismo energético

Resumo

A procura de agentes antioxidantes está relacionada ao grande número de patologias associadas ao estresse oxidativo. A associação entre ingestão de azeite de oliva e a baixa incidência de doenças cardiovasculares tem estimulado em todo o mundo o consumo de azeite de oliva, que apresenta em sua constituição compostos denominados polifenóis. Apesar de existirem evidências científicas que fundamentam os efeitos benéficos da suplementação da dieta com azeite de oliva sobre os lipídios séricos, o componente responsável pela atividade antioxidante ainda não foi identificado. Também não foram evidenciados os efeitos do azeite de oliva e seus compostos fenólicos sobre o estresse oxidativo e metabolismo miocárdico. Sendo assim, no presente trabalho será estudado o efeito da suplementação nutricional da dieta com azeite de oliva extra-virgem e seus compostos fenólicos, oleuropeina e ácido cafeico sobre o quociente respiratório, estresse oxidativo e metabolismo energético no músculo cardíaco de ratos submetidos à dieta controle e dieta que induz hiperlipidemia. Os resultados permitirão esclarecer o mecanismo de ação desses compostos possibilitando sua utilização efetiva e controlada como terapia metabólica e antioxidante no miocárdio e na prevenção de dislipidemias. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
EBAID, Geovana Maria Xavier. Efeitos do azeite de oliva e seus fenóis sobre parâmetros nutricionais, morfométricos, calorimétricos, lipídios séricos e estresse oxidativo em ratos alimentados com dieta padrão e hipercalórica. 2008. 116 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Medicina. Botucatu.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.