Busca avançada
Ano de início
Entree

Interferência do volume de pulverização no controle da mancha preta (Guignardia citricarpa Kiely) em frutos cítricos

Processo: 06/54613-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2006
Vigência (Término): 31 de julho de 2008
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitossanidade
Pesquisador responsável:Carlos Gilberto Raetano
Beneficiário:Demétrius de Araújo
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Doenças de plantas   Mancha preta   Controle químico   Agrotóxicos   Frutas cítricas

Resumo

O Brasil é destaque mundial ao se tratar de produção de frutas cítricas, na qual o estado de São Paulo é o principal pólo produtor. Apesar desse potencial, problemas fitossanitários geram prejuízos consideráveis ao setor, onde a tentativa de controle químico da mancha preta tem elevado sobremaneira os custos de produção, pelo alto número de pulverizações em períodos pré-recomendados, que com freqüência demonstram-se ineficazes. A busca por melhorias na eficiência das pulverizações e reduções na quantidade de agrotóxicos aplicadas já tem sido realizada, mas seus resultados ainda têm proporcionado uma série de dúvidas para que possa ser aplicado em escala comercial. Sendo assim, esse trabalho objetiva avaliar a interferência de diferentes volumes de pulverização no controle da mancha preta em frutos cítricos. A área experimental será implantada em um pomar comercial adulto com plantas da variedade Valência, e antecedentes comprovados da doença. Serão pulverizados, por um turbo pulverizador, três volumes de calda utilizando-se fungicidas e períodos recomendados para o controle da doença. As avaliações consistirão de análises de deposição após as pulverizações e ao longo dos intervalos de aplicações, bem como fatores que influenciam esses depósitos, como acompanhamento do desenvolvimento dos frutos e precipitação pluviométrica no período do experimento; sendo finalizadas por uma avaliação da doença através de notas das lesões nos frutos. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ARAÚJO, Demétrius de. Interferência do volume de pulverização no controle da mancha preta (Guignardia citricarpa kiely) em frutos de laranjeira ‘valência’. 2008. 85 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciencias Agronomicas (Campus de Botucatu). Botucatu.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.