Busca avançada
Ano de início
Entree

Controle de sistemas com saltos markovianos via realimentação dinâmica de saída

Processo: 06/53581-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2006
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2007
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos
Pesquisador responsável:José Claudio Geromel
Beneficiário:André Ricardo Fioravanti
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Otimização convexa   Saltos markovianos

Resumo

Nossa pesquisa enfoca o estudo de sistemas dinâmicos discretos que apresentam mudanças repentinas na sua estrutura ou em seus parâmetros, de forma que o sistema altera seu modo de operação de acordo com uma cadeia de Markov, ou seja, a probabilidade dele passar de um modo de operação a outro depende apenas do seu estado atual. Estes sistemas, também conhecidos pela sigla MJLS1, modelam problemas onde, por exemplo, a estrutura física sofre mudanças abruptas e aleatórias devido à falhas ou reparos, ou ainda devido a modificações do ponto de operação no caso não-linear. Outra área onde este tipo de modelamento é atualmente aplicado são em sistemas que transmitem suas saídas através de canais markovianos, ou seja, canais modelados por cadeias de Markov que podem danificar as saídas medidas apresentadas ao controlador ou filtro externo. O plano original deste trabalho trata dos problemas de filtragem e controle H2 da classe de sistemas descrita acima. Ao nos aprofundarmos no assunto, percebemos que os problemas de filtragem tanto em norma H2 como em norma não haviam sido totalmente explorados na literatura e que poderiam ser abordados de forma que cada um complementasse o entendimento do outro. Além disso, muitos artigos recentes tratam do problema de filtragem e controle em rede com modelamento markoviano do canal, de forma que este problema mesmo para O caso de filtragem ainda não estava completamente resolvido e apresenta grandes interesses práticos. Desta forma, nos pareceu mais natural alterar a forma de abordar o problema dos sistemas markovianos. Por conseguinte, o trabalho referente ao presente projeto versará exclusivamente sobre filtragem, considerando normas H2 e além do problema de filtragem em rede. É importante salientar que o aluno de doutorado deste mesmo grupo de estudos, Alim P. C. Gonçalves, tratará exclusivamente do assunto de controle de sistemas MJLS também sob a ótica das duas normas mencionadas, além do problema de controle em canais markovianos. Essa proposta de projeto, inclusive, está com o pedido de bolsa junto à FAPESP já formulado. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FIORAVANTI, André Ricardo. Filtragem de sistemas discretos com parametros sujeitos a saltos markovianos. 2007. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.