Busca avançada
Ano de início
Entree

O ideal de tolerancia liberal sob uma otica internacional.

Processo: 06/52763-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2006
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Ciência Política - Teoria Política
Pesquisador responsável:Álvaro de Vita
Beneficiário:San Romanelli Assumpção
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Filosofia política   Immanuel Kant

Resumo

Num mundo cada vez mais globalizado e interdependente, com profundas desigualdades de poder e afluência entre os países e em que se institucionalizam, crescentemente, instâncias inter-estatais e ONGs transnacionais, faz-se cada vez mais relevante discutir os princípios de justiça que devem nortear as ações, abrangências e limites das políticas e juridiscizações internacionais. Dentre os desafios teóricos que se impõem, um dos mais relevantes para a teoria política normativa - e que será o foco desta pesquisa de mestrado - é o de como o princípio da tolerância deve ser interpretado no plano global. E esta questão passa pela maneira como a igualdade moral entre os indivíduos - valor defendido pela interpretação do princípio de tolerância segundo a norma da neutralidade liberal - deve ser transposta do "direito político" kantiano e da "justiça como eqüidade" rawlsiana para os princípios de justiça universais internacionais no que se refere (1) ao tipo de sujeito de direito que devemos ter por valor, (2) o que depende de como concebemos a vinculação dos sujeitos a suas comunidades culturais, econômicas e políticas e (3) de qual o objeto dos princípios de justiça internacional. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ASSUMPÇÃO, San Romanelli. O ideal da tolerância liberal sob um ótica internacional. 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.