Busca avançada
Ano de início
Entree

O papel da maspina na adesão, morfogênese e morte celular

Processo: 06/53590-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Apoio a Jovens Pesquisadores
Vigência (Início): 01 de junho de 2006
Vigência (Término): 31 de outubro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Citologia e Biologia Celular
Pesquisador responsável:Nathalie Cella
Beneficiário:Nathalie Cella
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:05/60353-8 - O papel da maspina na adesão, morfogênese e morte celular, AP.JP
Assunto(s):Morfogênese   Adesão   Epitélio   Apoptose

Resumo

A matriz extracelular (ECM) desempenha um papel fundamental na proliferação, migração, diferenciação e morte celular. O mau funcionamento da interação célula-matriz é responsável por diversos processos patológicos incluindo a progressão tumoral, doenças auto-imunes, parasitárias, inflamatórias e genéticas. Maspína é um gene supressor de tumor pertencente à família das serpinas (inibidores de serina proteases) que inibe o crescimento, a migração e a invasão tumoral. Apesar de pertencer à família das serpinas, maspina não atua como inibidor de protease e sim como modulador da adesão celular à matriz e como fator pró-apoptótico. Resultados preliminares mostraram que a adição de maspina recombinante aumenta a adesão, ao mesmo tempo em que células que expressam maspina têm sua adesão diminuída por anticorpos contra maspina Além disso, maspina co-imunoprecipita com b1 integrina e está associada ao citoesqueleto. Na apoptose, maspina intracelular atua como um fator pró-apoptótico regulando a transição da permeabilidade mitocondrial. Esse projeto tem três objetivos: 1. Investigar como maspina modula a adesão celular mediada por b1 integrina. 2. Investigar um papel de maspina nos mecanismos da morfogênese epitelial, 3. Investigar um papel de maspina na sinalização da apoptose induzida pela perda da adesão à matriz (anoikis). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LONGHI, MARIANA TAMAZATO; CELLA, NATHALIE. Tyrosine phosphorylation plays a role in increasing maspin protein levels and its cytoplasmic accumulation. FEBS OPEN BIO, v. 2, p. 93-97, 2012. Citações Web of Science: 7.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.