Busca avançada
Ano de início
Entree

Como achar uma flor - a biologia sensorial das abelhas sem ferrão

Processo: 06/53839-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Apoio a Jovens Pesquisadores
Vigência (Início): 01 de outubro de 2006
Vigência (Término): 30 de setembro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia
Pesquisador responsável:Michael Hrncir
Beneficiário:Michael Hrncir
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:06/50809-7 - Como achar uma flor: a biologia sensorial das abelhas sem ferrão, AP.JP
Assunto(s):Comunicação   Recrutamento

Resumo

O objetivo central do projeto é estabelecer um laboratório especializado no estudo da biologia sensorial de insetos que é crucial para um profundo entendimento do comportamento animal. "Como achar uma flor?" Esta simples questão integra vários sofisticados problemas para abelhas, muitos dos quais estão relacionados com sua biologia sensorial. O presente projeto visa examinar tópicos relacionados à biologia sensorial de abelhas sem ferrão, um grupo de abelhas em qual nós encontramos uma fascinante variedade de estratégias de forrageamento: (1) As abelhas com diferentes estratégias de forrageamento usam similares pistas para encontrar uma fonte de alimento? Esta questão solicita a identificação de mecanismos sensoriais de orientação em um ambiente complexo, envolvendo pistas visuais e olfativas. (2) Quais informações as abelhas codificam em seus sinais de recrutamento? Esta questão aponta para a identificação de mecanismos de percepção da qualidade da fonte alimentar. (3) Quais canais sensoriais são usados para a transferência de informação? Para profundamente entender a comunicação das abelhas, as características fisiológicas dos receptores potencialmente envolvidos têm que ser determinadas. (4) Quais informações, recebidas pelas forrageadoras, as abelhas do ninho usam para encontrar uma fonte de alimento? (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MENEZES, C.; HRNCIR, M.; KERR, W. E. A mixed colony of Scaptotrigona depilis and Nannotrigona testaceicornis (Hymenoptera, Apidae, Meliponina). Genetics and Molecular Research, v. 8, n. 2, p. 507-514, 2009. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.