Busca avançada
Ano de início
Entree

Inducao de volateis em plantas de milho por um hospedeiro (spodoptera frugiperda) e um nao-hospedeiro (anticarsia gemmatalis) e seu efeito sobre os inimigos naturais.

Processo: 06/54586-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2006
Vigência (Término): 31 de agosto de 2008
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitossanidade
Pesquisador responsável:José Maurício Simões Bento
Beneficiário:André Gustavo Corrêa Signoretti
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:01/06587-6 - Ecologia química aplicada ao controle de insetos-praga na agricultura, AP.JP
Assunto(s):Ecologia química   Interação planta-inseto

Resumo

Os agroecossistemas consistem em complexas relações tróficas entre plantas hospedeiras, herbívoros e seus inimigos naturais. As plantas reconhecem e produzem substâncias voláteis específicas para a atração de parasitóides após o ataque de um herbívoro, conhecidas como defesa indireta. Contudo, a capacidade dessas plantas em processar e liberar novos compostos voláteis sob o ataque de um herbívoro não hospedeiro permanece ainda inexplorado. Este projeto pretende investigar os voláteis induzidos em uma planta de milho sob o ataque de uma praga até então não hospedeira (lagarta da soja, Anticarsia gemmatalis) comparada a um hospedeiro tradicional (lagarta-do-cartucho-do-milho, Spodoptera frugiperda), e o efeito desses voláteis sobre esses mesmos insetos e seus parasitóides. A determinação desses mecanismos poderá ser útil na obtenção de novos avanços no manejo e controle biológico de pragas. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.