Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de metodologia de rmn de baixa resolucao para analise da qualidade de oleos vegetais em sementes intactas.

Processo: 06/54034-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2006
Vigência (Término): 31 de agosto de 2007
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Luiz Alberto Colnago
Beneficiário:Fabiana Diuk de Andrade
Instituição-sede: Embrapa Instrumentação Agropecuária. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA). Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Brasil). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Ácidos graxos   Biodiesel   Sementes   Óleos vegetais   Ressonância magnética nuclear

Resumo

A espectroscopia de RMN em alta resolução tem importantes aplicações em química. Uma categoria de espectrômetros de RMN de baixo custo, menos difundida, mas que vem sendo inserida nos laboratórios de pesquisa, desenvolvimento e controle de qualidade, são os equipamentos de baixa resolução em baixo campo (1,4T). Neste tipo de aparelho, o deslocamento químico praticamente não é observado e as medidas são realizadas no domínio do tempo, sem necessidade de Transformada de Fourier. As aplicações são principalmente em análises quantitativas de um dos componentes de uma amostra heterogênea. Recentemente, com avanços dos métodos computacionais como a inversão da Transformada de Laplace (ILT) e métodos quimiométricos, os espectros de RMN no domínio do tempo, começaram também a ser usados em análises qualitativas e na quantificação de mais de um produto na mesma amostra. Assim, o objetivo de trabalho é o desenvolvimento de metodologias de RMN de baixa resolução em junção com métodos multiexponenciais e quimiométricos para determinação de qualidade de óleos vegetais em sementes intactas. Esse método poderá acelerar a seleção de sementes tanto para uso em projeto de produção de biodiesel quanto para consumo humano. Esse plano de trabalho está dentro dos objetivos do projeto Fapesp processo 2004/11904-9. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)