Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao do copolimero de acido polilatico e poliglicolico associado ao vidro bioativo no processo de regeneracao ossea. analise histomorfometrica e imunoistoquimica em ratos.

Processo: 06/54195-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2006
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2007
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Cirurgia Buco-maxilo-facial
Pesquisador responsável:Eduardo Hochuli Vieira
Beneficiário:Flávia Priscila Pereira
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FOA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araçatuba. Araçatuba , SP, Brasil
Assunto(s):Imuno-histoquímica   Reparo ósseo   Biovidro
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Acido Poliglicolico (Pla) | Acido Polilatico (Pga) | Imunoistoquimica | Reparacao Ossea | Vidro Bioativo

Resumo

A engenharia tecidual busca alternativas de materiais aloplásticos que apresentem características ideais para atuar como substitutos ósseos, dentre os quais se destacam os copolímeros de ácido polilático e poliglicólico (PLA7PGA) e o vidro bioativo. Este estudo avaliará a interação do copolímero associado ou não ao vidro bioativo durante o reparo ósseo em defeitos cirúrgicos experimentais. Serão utilizados 32 ratos (rattus norvegicüs albinus, Wistar) machos, com aproximadamente 300 g. Depois de anestesiados, será tricotomizada a região da calota craniana para realização de incisão em "u" e descolamento do periósteo. Serão preparados defeitos cirúrgicos utilizando-se broca trefina em motor de baixa rotação sob irrigação abundante. Os defeitos ósseos serão divididos em 3 grupos: Grupo I será preenchido por coágulo, Grupo II preenchido pelo copolímero de PLA/PGA e Grupo III por copolímero de PLA/PGA associado com o vidro bioativo. Os tecidos serão reposicionados e suturados. Nos períodos de 7 e 30 dias pós-operatório os animais serão sacrificados para análise dos mecanismos biológicos envolvidos no processo de regeneração óssea. Serão utilizadas técnicas histológicas pela coloração H.E. e imunoistoquímica, através da expressão das proteínas VEGF, BMP2, CBFal e osteocalcina, as quais estão envolvidas nos processos de vascularização, osteoindução e mineralização óssea. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PEREIRA, Flávia Priscila. Avaliação do copolímero de ácido polilático e poliglicólico associado ao vidro bioativo no processo de regeneração óssea: análise histomorfométrica e imunoistoquímica em ratos. 2007. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Odontologia. Araçatuba Araçatuba.