Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito diferencial do flúor durante a mineralização de osteoblastos de duas espécies de camundongos com diferentes densidades ósseas

Processo: 06/54333-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de setembro de 2006
Vigência (Término): 31 de julho de 2008
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Antonio de Castro Rodrigues
Beneficiário:Sandra Satiko Matsuda
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:01/09047-2 - Desenvolvimento e degeneração da retina de vertebrados: aspectos celulares e moleculares, AP.TEM
Assunto(s):Degeneração retiniana   Fotorreceptores   Flúor   Morte celular   Osteoblastos

Resumo

A retina de camundongos tem sido amplamente utilizada como modelo para estudos de disfunções retinianas, auxiliando na compreensão dos mecanismos e genes envolvidos nas retinopatias degenerativas, tais como a retinose pigmentar (RP). Apesar da diversidade etiológica que envolve as patologias da RP, estudos em modelos animais com degeneração hereditária ou induzida por luz indicam que a morte celular dos fotorreceptores por apoptose é uma característica comum. Recentemente, mostramos um papel potencial da proteína Rac1 na degeneração de fotorreceptores de camundongos induzida pela luz e na hereditária (Belmonte et al., 06). Rac1 é um dos membros da família de GTPases Rho (de Ras-homology), primeiramente descritos como reguladores da polimerização de actina, mas que têm sido relacionadas à regulação de vários outros processos celulares, tais como ciclo celular, diferenciação, tráfego de vesículas e apoptose. O principal objetivo deste projeto é investigar à modulação de Rac1 e de seus principais efetores envolvidos nas vias de sobrevivência e morte durante a degeneração de fotorreceptores em camundongos, utilizando linhagens celulares derivadas de fotorreceptores e retinas de camundongos normais com degeneração induzida pela luz. Certamente a compreensão das vias e moléculas envolvidas nesse processo na retina será potencialmente útil para o desenvolvimento de novas estratégias para prevenir a RP e outros tipos de degeneração. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MATSUDA, SANDRA S.; SILVA, THELMA L.; BUZALAF, MARILIA A.; RODRIGUES, ANTONIO C.; DE OLIVEIRA, RODRIGO CARDOSO. Differential Effects of Fluoride During Osteoblasts Mineralization in C57BL/6J and C3H/HeJ Inbred Strains of Mice. BIOLOGICAL TRACE ELEMENT RESEARCH, v. 161, n. 1, p. 123-129, OCT 2014. Citações Web of Science: 11.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.