Busca avançada
Ano de início
Entree

Subsidios metodologicos para o estudo de processos de ensino e de aprendizagem de lingua portuguesa nas series iniciais da educacao basica.

Processo: 06/53463-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2006
Vigência (Término): 31 de março de 2008
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Jair Lopes Junior
Beneficiário:Ana Paula Araujo Fonseca
Instituição-sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Língua portuguesa   Ensino e aprendizagem   Análise funcional

Resumo

Orientações oficiais para o ensino nas séries iniciais advogam propostas centradas no desenvolvimento de capacidades pelos alunos comprometidas com a construção de aprendizagens significativas. Estudos anteriores realizados com professoras das séries iniciais do ensino estadual evidenciaram: a) restrições de repertórios descritivos das habilidades exigidas por condições de ensino de conteúdos curriculares; b) estabelecimento de correspondências genéricas entre objetivos de ensino e medidas comportamentais; c) desvinculação entre propriedades das medidas de aprendizagem e propriedades das condições de ensino e de avaliação. Estima-se que tais características comprometem, em particular, o desempenho de alunos com dificuldades de acompanhamento curricular, pois as condições de ensino e de avaliação de aprendizagens poderão ignorar propriedades específicas dos repertórios que definem as capacidades especificadas pelos objetivos de ensino. Fundamentado na Análise do Comportamento, o objetiva-se avaliar se procedimentos metodológicos que definem a análise e a avaliação funcional de relações entre práticas educativas e medidas de desempenho poderiam se constituir em recursos pedagógicos para professoras da 4ª. série do ensino estadual no planejamento, na execução e na avaliação de situações de ensino de conteúdos curriculares de Língua Portuguesa, bem como em condição favorecedora da aprendizagem destes conteúdos por alunos com dificuldades de acompanhamento curricular. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FONSECA, Ana Paula Araujo. Recursos interpretativos funcionais como subsídio metodológico na formação continuada de professores de língua portuguesa das séries iniciais. 2008. 133 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências de Bauru. Bauru.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.