Busca avançada
Ano de início
Entree

Bioprospeccao de microrganismos do genero pseudomonas produtores de biossurfactantes.

Processo: 06/52825-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 2007
Vigência (Término): 30 de setembro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:José Gregório Cabrera Gomez
Beneficiário:Renata de Melo Peixoto
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:03/01602-2 - Avaliação do metabolismo de síntese de PHAMCL e controle de sua composição monomérica, AP.JP
Assunto(s):Biodiversidade   Biossurfactantes   Biotecnologia   Pseudomonas

Resumo

Um grupo de substâncias de origem microbiana que tem despertado interesse industrial são os biossurfactantes. Trata-se de moléculas anfifílicas, ou seja, que apresentam porções hidrofóbicas e hidrofílicas, permitindo sua partição preferencial na interface entre duas fases líquidas com diferentes graus de polaridade. O interesse em biossurfactantes tem crescido, pois apresentam: grande diversidade química e de propriedades, baixa toxicidade, maior biodegradabilidade, melhor compatibilidade ambiental, maior seletividade, atividade sob condições extremas e podem ser sintetizados a partir de matérias-primas renováveis. Entre os surfactantes melhor estudados estão os ramnolipídios produzidos por Pseudômonas aeruginosa. Embora a produção de outros biossurfactantes tenha sido detectada em bactérias do gênero Pseudômonas, estes têm sido pouco caracterizados. Este projeto tem por objetivo isolar Pseudômonas e avaliá-las quanto a produção de biossurfactantes. Linhagens produtoras de biossurfactantes serão selecionadas utilizando o meio de cultura PPSW e teste de colapso da gota. Os biossurfactantes produzidos serão caracterizados com relação à concentração micelar crítica (CMC), capacidade emulsificante, atividade antimicrobiana, capacidade de mudar a hidrofobicidade da superfície celular e potencial de melhorar a biorremediação de petróleo. Os biossurfactantes serão caracterizados por CG e HPLC para avaliar a presença de carboidratos e ácidos graxos em sua composição. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PEIXOTO, Renata de Melo. Bioprospecção de microorganismos do gênero Pseudomonas produtores de biossurfactantes.. 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.