Busca avançada
Ano de início
Entree

Ajustes cardiovasculares induzidos pelos exercícios resistidos em jovens com história familiar positiva de hipertensão

Processo: 06/53738-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2007
Vigência (Término): 31 de julho de 2008
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Educação Física
Pesquisador responsável:Kátia de Angelis Lobo D Avila
Beneficiário:Juliana Valente Francica
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde. Universidade São Judas Tadeu (USJT). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Biomecânica   Hereditariedade   Hipertensão
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biomecanica | Educacao Fisica | Exercicios Resistidos | Hereditariedade | Hipertensao

Resumo

Diversos estudos familiares demonstraram a agregação familiar da hipertensão arterial. Trabalhos demonstraram que jovens filhos de hipertensos, apresentam aumento da PA, dos níveis séricos de catecolaminas, redução da resposta baroreflexa e anormalidades metabólicas e endócrinas quando comparados a filhos de normotensos. O objetivo deste projeto será avaliar as alterações hemodinâmicas, autonômicas e metabólicas induzidas por exercícios isotônicos e isométricos em jovens com história familiar positiva de hipertensão. Serão sujeitos da pesquisa 24 homens, com idade variando entre 18 e 35 anos, e com pressão arterial (PA) >140/90 mmHg, divididos em 2 grupos: 1) História Familiar Positiva de Hipertensão: indivíduos que pelo menos um dos pais faz uso de medicamento para controle da hipertensão e 2) História Familiar Negativa de Hipertensão: os pais são normotensos e não fazem uso de medicação para controle da hipertensão. O protocolo será composto por três fases: 1. coleta de sangue para avaliações hematológicas, bioquímicas e dosagem de catecolaminas; medidas de composição corporal; respostas hemodinâmicas e autonômicas (análise espectral da FC) ao teste de estresse mental; 2. avaliação carga voluntária máxima (CVM) no dinamômetro isocinético (cotovelo e joelho); 3. respostas hemodinâmicas e autonômicas (análise espectral da FC), e metabólicas (catecolaminas, lactato, glicemia, colesterol e triglicerídeos) a sessões de exercícios isométricos e isotônicos (joelho e cotovelo) com 50% da CVM obtida na fase 2. As detecções precoce da elevação da PA ou o entendimento das disfunções correlacionadas em resposta ao exercício podem ser muito importantes para a prevenção da hipertensão em jovens com história familiar positiva de hipertensão, possibilitando a… (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FRANCICA, JULIANA V.; HEEREN, MARCELO V.; TUBALDINI, MARCIO; SARTORI, MICHELLE; MOSTARDA, CRISTIANO; ARAUJO, RUBENS C.; IRIGOYEN, MARIA-CLAUDIA; DE ANGELIS, KATIA. Impairment on cardiovascular and autonomic adjustments to maximal isometric exercise tests in offspring of hypertensive parents. EUROPEAN JOURNAL OF PREVENTIVE CARDIOLOGY, v. 20, n. 3, p. 480-485, . (06/53738-3, 07/50001-2, 06/53739-0)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.