Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da administracao aguda de iodo na regulacao transcricional e pos-transcricional do gene do co-transportador de sodio/iodeto (nis) - estudo in vivo e in vitro.

Processo: 06/52829-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2006
Vigência (Término): 31 de agosto de 2008
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Maria Tereza Nunes
Beneficiário:Caroline Serrano Do Nascimento
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Iodo   Poliadenilação   Expressão gênica

Resumo

O iodo quando em excesso exerce ação supressora sobre a expressão gênica e atividade do co-transportador Na+/I-(NIS) - efeito Wolff-Chaikoff. Considerando-se que a estabilidade de alguns mRNAs que codificam proteínas envolvidas com o transporte de oligominerais é modificada por alterações, no aporte dos mesmos torna-se interessante avaliar se a administração aguda de iodo altera a expressão, peso molecular e taxa da tradução do mRNA da NIS, em curtos espaços de tempo, o que poderia indicar uma ação direta deste íon sobre a estabilidade no seu mRNA. Serão realizados estudos in vitro e in vivo. Nos estudos in vivo, serão utilizados ratos machos Wistar que receberão MMI dissolvido em água de beber, por 4 dias; depois serão divididos em 2 grupos (controle e iodo), receberão injeção de salina ou Nal (2mg Nal/0,5ml salina) e serão decapitados após 30', 1, 2, 12 e 24 h da administração de salina/iodo. O RNA total da tireóide será extraído para a análise da expressão e migração do mRNA da NIS por Northern Blot. Nos estudos in vitro, serão utilizadas as células de tireóide de rato PCCL3 (em meio HAM F12). Após 30', 1, 2, 12 e 24 h da adição ou não, de Nal (10-3 M), o RNA total será extraído. A expressão do mRNA da NIS será avaliada por RT-PCR.,- e a migração por Northern Blot. Em ambos os estudos, avaliar-se-á também o grau de poliadenilação (ensaio com RNase H) e o recrutamento do mRNA da NIS para a fração polissomal, o que propiciará maior entendimento sobre o papel do iodo na regulação pós-transcricional do mRNA da NIS. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SERRANO-NASCIMENTO, CAROLINE; CALIL-SILVEIRA, JAMILE; NUNES, MARIA TEREZA. Posttranscriptional regulation of sodium-iodide symporter mRNA expression in the rat thyroid gland by acute iodide administration. AMERICAN JOURNAL OF PHYSIOLOGY-CELL PHYSIOLOGY, v. 298, n. 4, p. C893-C899, APR 2010. Citações Web of Science: 30.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
NASCIMENTO, Caroline Serrano Do. Efeito da administração aguda de iodo na regulação da expressão do gene do co-transportador de sódio-iodeto (NIS) - estudo in vivo e in vitro.. 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.