Busca avançada
Ano de início
Entree

Aplicacao de acido giberelico na producao de crisantemo (dedranthema grandiflora) faroe e sua acao na manutencao da qualidade pos colheita.

Processo: 06/54543-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2006
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia
Pesquisador responsável:Giuseppina Pace Pereira Lima
Beneficiário:Marcos Ribeiro da Silva Vieira
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Biomarcadores   Envelhecimento   Peroxidase   Longevidade   Reguladores vegetais

Resumo

Os objetivos das práticas de pós-colheita de flores de corte é a manutenção da qualidade, aumento da durabilidade e redução das perdas das inflorescências após a colheita para que todo o esforço empregado no aumento da produção seja compensada. O uso de reguladores vegetais é freqüente durante a pré-colheita e na pós-colheita de diversas espécies, sendo que as giberelinas desempenham uma importante função intermediando os efeitos dos estímulos ambientais no desenvolvimento das plantas. Assim, o objetivo deste trabalho será de avaliar o efeito de concentrações de ácido giberélico sobre o crescimento da inflorescência e qualidade pós-colheita de crisântemos da variedade 'FAROE'. As plantas serão pulverizadas no vigésimo primeiro dia após o transplantio das mudas e a colheita programada quando as flores apresentarem aproximadamente 50% das lígulas expandidas. Após a colheita, serão medidos os parâmetros: altura final da planta, número de nós, comprimento do entrenó, diâmetro da haste principal, comprimento do pedúnculo floral e ciclo da cultura (da indução a colheita). No laboratório as hastes serão padronizadas a um comprimento ideal e armazenadas em câmara fria à uma temperatura de 10ºC e UR 95% por sete dias, em caixas de papelão. Após o condicionamento, as plantas serão submetidas às análises bioquímicas: poliaminas, carboidratos totais, proteínas totais e atividade peroxidase. Os dados obtidos serão submetidos a análise de variância e comparadas pelo teste de Duncan a 5% probabilidade de erro. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VIEIRA, Marcos Ribeiro da Silva. Aplicação de ácido giberélico na qualidade e na bioquímica de hastes de crisântemo CV."Faroe". 2008. 121 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciencias Agronomicas (Campus de Botucatu). Botucatu.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.