Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da resposta inflamatória durante hemodiluição normovolêmica aguda

Processo: 06/53646-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de setembro de 2006
Vigência (Término): 31 de julho de 2009
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirurgia Animal
Pesquisador responsável:Denise Tabacchi Fantoni
Beneficiário:Marcia Aparecida Portela Kahvegian
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Resposta inflamatória   Anestesia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Anestesia | Reposicao Volemica | Resposta Inflamatoria | Suinos

Resumo

O objetivo deste estudo é avaliar a resposta inflamatória de diferentes protocolos de reposição volêmica durante o procedimento de hemodiluição normovolêmica aguda. Para tanto, serão utilizados 28 suínos randomizados em 4 grupos submetidos a diferentes reposições volêmicas. Em todos os grupos, a anestesia será induzida com propofol e mantida com isofluorano. No grupo I (controle), os animais não serão submetidos à hemodiluição normovolêmica aguda e solução de cloreto de sódio 0,9% será utilizada com fluidoterapia. Os demais animais serão submetidos à HNA com hematócrito alvo de 15% em um período de 30 minutos e a reposição volêmica durante o procedimento será realizada com solução de cloreto de sódio 0,9% ou amido hidroxietílico 130/0,4 ou gelatina. Serão mensuradas as Interleucinas IL-1ß, IL-6, IL-10 e TNF-α no soro sangüíneo e IL-8 e TNF-alpha no lavado bronco-alveolar por meio de por meio de Kit ELISA. Serão avaliados também o burst oxidativo de neutrófilos circulantes e macrófagos pulmonares por meio da técnica de citometria de fluxo, bem como a expressão de COX-2 em tecido pulmonar através da técnica de imunohistoquímica. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
KAHVEGIAN, M.; AYA OTSUKI, D.; HOLMS, C.; OLIVEIRA MASSOCO, C.; COSTA AULER JUNIOR, J. O.; TABACCHI FANTONI, D.. Modulation of inflammation during acute normovolemic anemia with different fluid replacement. Minerva Anestesiologica, v. 79, n. 10, p. 1113-1125, . (05/58987-9, 06/53646-1)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
KAHVEGIAN, Marcia Aparecida Portela. Avaliação da resposta inflamatória durante a hemodiluição normovolêmica aguda. 2009. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina (FM/SBD) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.