Busca avançada
Ano de início
Entree

Obtenção, caracterização microestrutural e mecânica de ligas Ti-Nb-Sn aplicadas em implantes ortopédicos

Processo: 05/04402-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2006
Vigência (Término): 30 de setembro de 2009
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Metalurgia Física
Pesquisador responsável:Rubens Caram Junior
Beneficiário:Giorgia Taiacol Aleixo
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Biomateriais   Microestruturas   Mudança de fase   Análise térmica   Metalografia

Resumo

A pesquisa aqui proposta trata do estudo de ligas de titânio tipo beta contendo elementos betagênicos para uso em implantes ortopédicos. Este estudo faz parte de um projeto de pesquisa temático financiado pela FAPESP (03/09849-7).A combinação de propriedades, tais como baixa densidade, elevada resistência mecânica, excelente resistência à fadiga, boas propriedades criogênicas, excepcional resistência à corrosão e elevada biocompatibilidade torna as ligas de titânio apropriadas para aplicações como implantes. Contudo, o uso do titânio puro, devido às suas propriedades mecânicas, é aplicado em casos de solicitações mecânicas limitadas, como é o caso dos implantes dentários. Quando se trata de implantes ortopédicos, que estão sujeitos a elevados níveis de solicitação mecânica torna-se interessante o emprego das ligas de titânio. A adição de outros elementos ao titânio permite modificar suas fases de equilíbrio, o que altera significativamente suas propriedades. O presente trabalho trata da obtenção, processamento, caracterização microestrutural e mecânica de ligas Ti-Nb com adições de Sn. O trabalho proposto é continuidade de pesquisa desenvolvida durante o mestrado da candidata, onde o objetivo principal foi a análise de metaestabilidades de ligas Ti-Nb. Nesta nova etapa, a proposta é o desenvolvimento de ligas de titânio para a fabricação de implantes ortopédicos.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ALEIXO, Giorgia Taiacol. Obtenção, caracterização microestrutural e mecanica de ligas Ti-Nb-Sn aplicadas em implantes ortopedicos. 2009. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Mecânica.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.